O próprio argumento de que o Fiat Siena Sporting é uma opção interessante por ser bem equipado de fábrica já entrega: apesar da cara invocada, de esportivo ele não tem muita coisa. Com tabela de R$ 46.610, custa R$ 6.380 a mais que a versão Essence, na qual se baseia. O motor é o mesmo 1.6 16V flexível de até 117 cv (a versão com câmbio automatizado é tabelada a R$ 48.980).
Ante a opção de base o Siena Sporting traz a mais ar-condicionado, rodas de liga leve, defletor na tampa do porta-malas, suspensão com acerto mais firme e 5 mm mais baixa e diferencial do câmbio manual encurtado. Isso o tornou 0,1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (9,4 segundos, ante os 9,5 segundos do Essence). Não houve mudanças na velocidade máxima, que é de 191 km/h. Os dados são com apenas etanol no tanque e foram divulgados pela fabricante.
Os demais itens de série são comuns à versão “normal”, como direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, além de desembaçador do vidro traseiro, entre outros.
Olhando com cuidado, a explicação para o incremento no valor está em alguns detalhes estéticos que não fazem diferença no desempenho. Os faróis têm máscara negra, a grade dianteira e a capa dos retrovisores trazem detalhes em cinza e há faixas laterais alusivas à versão.
A maior mudança foi feita na suspensão, que recebeu novos amortecedores e molas e deixou o sedã um pouco mais firme. Essa era uma deficiência crônica do carro. Ajudou, mas não resolveu, pois o Siena ainda inclina bastante em curvas e está longe de oferecer desempenho esportivo.
O bom destaque é o motor E.torQ, que lhe confere bom desempenho – suficiente para superar rivais de classe, como Peugeot 207 Passion e Volkswagen Voyage, em comparativo feito pela reportagem entre as versões com câmbio automático e automatizado. Também não chega a ser esportivo, mas é o que mais se aproxima disso. Outro ponto positivo é o porta-malas do Siena, que tem a generosa capacidade de 500 litros.
Prós e contras
Positivo: Motor. Embora não chegue a ser esportivo, 1.6 16V flexível de até 117 cv ajuda a dar alguma emoção. Suspensão também melhorou.
Negativo: Preço. Os R$ 6.380 acima da tabela do Essence dão direito itens de aparência e ar-condicionado. No mais, tudo é igual à outra versão.
Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza
Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...