A alma é um sopro que não se desfaz, pois vem do Eterno e para o Eterno voltará. Afirma Moisés, o cronista da criação, que Deus, o Eterno e Criador de tudo, fez o homem do pó da Terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida. O homem é matéria e espírito. A matéria é o corpo e o espírito é o fôlego divino. Assegura Moisés que Deus, no sexto dia, disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre todos os seres”. O homem foi feito. Façamos, disse Deus. O verbo fazer está no plural e alguns afirmam que a forma é majestática, porém não se pode negar que Deus é um só, mas se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é espírito e como todos os teólogos creem, é infinito, eterno, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Só há um Deus, todavia, há três pessoas na Divindade e estas três, como já foi dito, são um só Deus da mesma substância, iguais em poder e glória. É um mistério.
O homem foi criado por Deus macho e fêmea, conforme a sua própria imagem em conhecimento, retidão e santidade, com domínio sobre as criaturas. Os nossos primeiros pais, no entanto, como foram deixados à liberdade da sua própria vontade, caíram do estado em que foram criados, pecando contra Deus. Eles tinham o livre arbítrio e não eram escravos do pecado, pois este ainda não existia. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei divina, ou, como afirma o Catecismo de Westminster, qualquer transgressão dessa lei. Alguém, no entanto, poderia perguntar: Qual foi o pecado pelo qual nossos primeiros pais caíram do estado em que foram criados? A resposta completa e teológica é esta: Foi o comerem do fruto proibido, como narra Moisés, no livro de Gênesis. Surge outra questão: Caiu todo o gênero humano? Sim, visto que o pacto foi feito com o primeiro homem, todavia não só para ele, mas também para a sua posteridade. Todos nascem em pecado e por causa disso essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. Todo gênero humano perdeu a comunhão com Deus e ficaram todos os seres humanos debaixo da ira e maldição, sujeitos a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre.
Deus, no entanto, que é Amor, unicamente pela sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolheu alguns para a vida eterna e entrou com eles em um pacto de graça para os livrar do estado de pecado e miséria e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor, que é Cristo Jesus. Cristo é o Eterno Filho de Deus que se fez homem e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa para sempre.
Quem tem fé em Jesus Cristo, tem a salvação. Paulo, o apóstolo, disse de um modo imperativo: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa”.
(Estudo baseado na Bíblia e no Catecismo de Westminster)