Teologia Reformada

A alma é um sopro que não se desfaz, pois vem do Eterno e para o Eterno voltará. Afirma Moisés, o cronista da criação, que Deus, o Eterno e Criador de tudo, fez o homem do pó da Terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida. O homem é matéria e espírito.  A matéria é o corpo e o espírito é o fôlego divino. Assegura Moisés que Deus, no sexto dia, disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre todos os seres”. O homem foi feito. Façamos, disse Deus. O verbo fazer está no plural e alguns afirmam que a forma é majestática, porém não se pode negar que Deus é um só, mas se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é espírito e como todos os teólogos creem, é infinito, eterno, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Só há um Deus, todavia, há três pessoas na Divindade e estas três, como já foi dito, são um só Deus da mesma substância, iguais em poder e glória. É um mistério.

O homem foi criado por Deus macho e fêmea, conforme a sua própria imagem em conhecimento, retidão e santidade, com domínio sobre as criaturas. Os nossos primeiros pais, no entanto, como foram deixados à liberdade da sua própria vontade, caíram do estado em que foram criados, pecando contra Deus. Eles tinham o livre arbítrio e não eram escravos do pecado, pois este ainda não existia. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei divina, ou, como afirma o Catecismo de Westminster, qualquer transgressão dessa lei. Alguém, no entanto, poderia perguntar: Qual foi o pecado pelo qual nossos primeiros pais caíram do estado em que foram criados? A resposta completa e teológica é esta: Foi o comerem do fruto proibido, como narra Moisés, no livro de Gênesis. Surge outra questão: Caiu todo o gênero humano?  Sim, visto que o pacto foi feito com o primeiro homem, todavia não só para ele, mas também para a sua posteridade. Todos nascem em pecado e por causa disso essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. Todo gênero humano perdeu a comunhão com Deus e ficaram todos os seres humanos debaixo da ira e maldição, sujeitos a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre.

Deus, no entanto, que é Amor, unicamente pela sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolheu alguns para a vida eterna e entrou com eles em um pacto de graça para os livrar do estado de pecado e miséria e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor, que é Cristo Jesus. Cristo é o Eterno Filho de Deus que se fez homem e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa para sempre.

Quem tem fé em Jesus Cristo, tem a salvação. Paulo, o apóstolo, disse de um modo imperativo: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa”.

(Estudo baseado na Bíblia e no Catecismo de Westminster)

 

 

Últimas

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO 999

CORREIO POLÍTICO 999

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Itapetininga, registrou 2.122 casos de dengue até o momento. Os números são preocupantes, considerando que 1.793 desses casos foram registrados apenas neste ano. A situação tem se agravado nas últimas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.