Vitrine – 27/08 – Céu de Inverno

Por Professor Rodrigo Felipe Raffa

Observar o céu noturno do inverno pode ser uma incrível experiência para os apaixonados por Astronomia. Apesar das noites frias, o ar seco permite uma observação mais limpa dos astros. Isso acontece porque quanto maior é a umidade do ar em uma região, maior é a interferência da atmosfera na luz provinda das estrelas.

Nessa época, a observação com vista desarmada (a olho nu) tem alta potencialidade, podendo observar além da Lua: aglomerados estelares, planetas, estrelas jovens, estrelas supergigantes, nebulosas e até galáxias.

O seu olho é muito poderoso, mas a finalidade dele não é a mesma do Telescópio Hubble, por isso não espere observar imagens como produzidas por ele.
A visão do céu é privilegiada em locais abertos, sem edifícios ou grandes construções ao redor e com pouca iluminação artificial. A poluição luminosa dos grandes centros urbanos também ofusca o brilho das estrelas e atrapalha a observação a olho nu.

O astro noturno mais fácil de se observar é o nosso satélite natural, a Lua. Com suas diferentes fases no mês (nova, crescente, cheia e minguante) ela se renova e ilumina a noite, refletindo a luz solar.

Você deve ter notado uma coloração avermelhada nas últimas noites, principalmente na fase Cheia. Essa coloração aparente é normal quando o astro está no horizonte, causada pela dispersão da luz branca na atmosfera, realçando o comprimento de onda da luz vermelha.

Porém, mesmo um pouco mais alta no céu, a coloração avermelhada continuou e isso não é um fenômeno natural e sim causado pela interferência humana no ambiente. Com o aumento dos focos de incêndio em matas na nossa região neste tempo seco, o ar fica com maior quantidade de elementos suspensos no ar, interferindo na luz provinda da Lua deixando-a com o tom mais avermelhado.

Últimas

Falecidos da Semana

21 DE NOVEMBRO DE 2024 ROQUE DO ESPIRITO SANTO DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 21/11/2024 ÀS 17:24HS EM SOROCABA IDADE: 54 ANOS PROFISSÃO: AUTONOMO ESTADO CIVIL: CASADO COM A SRª CLAUDIA APARECIDA...

Lombadas Eletrônicas começam a ser instaladas na cidade

Lombadas Eletrônicas começam a ser instaladas na cidade

Começaram a ser instaladas em Itapetininga nesta quarta-feira, dia 20, lombadas eletrônicas, equipamentos fixos de fiscalização ostensiva localizados em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.