A Frita!

Certos apelidos ficam encravados na memória coletiva para sempre… Quem já não ouviu falar de Pedro, o Grande; de Ivan, o Terrível?
Na frota descobridora, em 1500, um dos capitães, da nau São Pedro era chamado de “inferno”. Outro navegador, dos primórdios, João Dias de Solis, era conhecido como “Bojes de Bagaço”.
O donatário Francisco Pereira Coutinho tinha o apelido de “Rusticão”. Diogo Alvares, o de “Caramuru”. Jerônimo de Albuquerque, povoador de Pernambuco era chamado de “Torto”. Pedro da Silva, que resistiu a Mauricio de Nassau foi apelidado de “o Duro”.
Nossa história registra o “braço de prata”, o “Velho”, “Cabrinha”, o “Onça”, “Pavão”, “Baiacu”, “Dom Bertoldinho Marreco Ripanço Capadócio de La Viga”! E por aí vai…
Pelo sacolejar da estrepitosa carruagem, a operação “lava-jato” está deixando muita gente fina com a pulga atrás da orelha… Todo santo dia a imprensa mostra à luz dos holofotes mais um finório espertalhão que vivia lavando a égua e seus burrinhos à sombra da Petrobrás!
Do jeito que a coisa vai, os azafamados agentes federais terão que mudar o nome da histórica operação e talvez, o ideal seja operação “lava-rato”!
Pelo tamanho do furdúncio, muita coisa ainda pode acontecer… E, quanto à Dilma, judiação! Parece que a cada dia que passa fica mais difícil para ela dizer que não sabia de nada, não viu e nem sentiu um cheiro estranho empesteando nosso céu azul anil. Uma pergunta surge, de repente: “o que a lindinha estava fazendo, tão distraída, lá nas cafundas mal-assombradas de Brasília, que nunca viu nadica de nada?”.
Sei não, mas pelo fuxico cavernoso que assombra a República tupiniquim e pelo tamanho da frigideira fumegante à espera, Dilma Rousseff passará à história como “Dilma, a Frita”!
Quem sobreviver, verá!

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.