Nas últimas semanas, comerciantes estão vivendo dias de insegurança devido a uma onda de assaltos em Itapetininga, vídeos que mostram as ações dos criminosos nos comércios locais têm circulado nas redes sociais e assustado a população. Além disso, dados da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP) mostram que nos quatro primeiros meses deste ano, o número de roubos no município cresceu cerca de 81% em comparação aos dados do mesmo período no último ano. Neste foram 67 registros, enquanto que no ano passado foram 37.
Em relação a furtos, o número aumentou em 34% comparado aos dois últimos anos, os dados são referentes de janeiro a abril.
Uma gráfica no Centro foi furtada durante a madrugada no último domingo. Câmeras de segurança flagraram um homem quebrando a porta da frente do estabelecimento e depois levando o dinheiro do caixa.
Já no último dia 31, um mercado foi assaltado por volta das 16h. Um homem entrou no local, perguntou a uma funcionária se havia determinada marca de cigarro. Segundo o dono do mercado, o assaltante sacou um revólver e anunciou o assalto levando todo o dinheiro do caixa.
Em seguida o homem subiu em uma bicicleta e foi embora naturalmente. Pelas imagens de segurança do local, é possível ver o suspeito passando em frente ao mercado momentos antes do assalto, possivelmente observando a movimentação e esperando a melhor hora para cometer o crime.
Segundo o proprietário, um boletim de ocorrência foi registrado e nesta terça-feira, dia 7 ele foi chamado até a delegacia para reconhecer um suspeito, o qual havia confessado o crime, o homem então foi reconhecido pelo dono do mercado e preso.
Próxima ao shopping, uma lanchonete também foi assaltada a mão armada, na quarta-feira, dia 1°. Um homem também de bicicleta, anunciou o assalto e levou todo o dinheiro do caixa. O proprietário relata que além disso, o assaltante ameaçou atirar em sua esposa, que estava no caixa. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Ao Correio, o proprietário disse que recebeu informação de um suspeito do crime que teria sido preso, mas ele não foi chamado oficialmente para reconhecer o homem detido.
Na mesma semana, uma tentativa de assalto a uma padaria assustou uma funcionária do comércio que se demitiu. Segundo o dono do comércio, um boletim de ocorrência foi registrado depois de um homem ter entrado na padaria com atitudes suspeitas.
Em nota, a SSP informou que está atenta à dinâmica criminal na região de Itapetininga e tem desenvolvido ações para reforçar o policiamento e melhorar a sensação de segurança da população. Uma delas é a Operação Sufoco, que visa combater a criminalidade, incluindo os crimes contra o patrimônio. Até o momento, a ação já deteve mais de 3,8 mil pessoas e recuperou 533 veículos que haviam sido roubados ou furtados, além de retirar mais de 240 armas de fogo ilegais das ruas. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, foram efetuadas 345 prisões e 27 veículos recuperados no município.
A SSP também reforçou a importância do registro de boletim de ocorrência dos casos. A notificação é essencial para orientar o policiamento nas ruas e possibilitar investigações para a detenção dos autores. Além das unidades territoriais, o registro pode ser feito pela Delegacia Eletrônica: (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). Todos os casos registrados são investigados.
Mais da metade da população-alvo não se vacinou contra a gripe em Itapetininga
Em Itapetininga, mais de 50% da população-alvo da campanha de vacinação contra a gripe ainda não recebeu o imunizante, de acordo com dados da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde....