Abraão e os Sodomitas

Abraão, filho de Terá, irmão de Naor e Harã, é o pai dos ismaelitas, isto é, dos árabes e dos judeus. Moisés, o amanuense do Espírito Santo, descreve a vida de Abraão e de Ló, seu sobrinho. Afirma que os dois se tornaram ricos e poderosos e por isso tiveram que se afastar para que não houvesse brigas entre os pastores de ovelhas. Ló foi para o Oriente e Abraão habitou na terra de Canaã. Ló estendeu as suas tendas até Sodoma.

Moisés afirma que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Gênesis 13:14) Resolveu Adonai, o Criador, destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Um dia, quando Abraão estava sentado à porta de sua tenda, por volta do meio dia, apareceram três homens. Os teólogos asseveram que a passagem bíblica demonstra a possibilidade da manifestação trina de Deus em uma unidade composta, ou seja, a teofania. O versículo vinte, no hebraico, aparece a palavra YHWH, traduzida por Adonai, que é um dos nomes de Deus, bem como no versículo dezessete, quando afirma: “Disse o Senhor: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?”
Tanto em Sodoma como em Gomorra havia todas as formas de amar.

Os gregos possuíam três verbos para exprimir o amor: “agapao”, “fileo” e “eros”. “Agapao”é o verdadeiro amor. Hoje em dia se fala muito em ágape. “Fileo” que é o amor amizade, ter afeição por alguém e, por último, o amor “erótikos” ou erótico, isto é´, sexual.

Quando Abraão ficou sabendo que as cidades seriam destruídas, intercedeu por elas. Abraão era amigo de Deus, profeta e sacerdote. A sua oração intercessora assim começava: “ Destruirás o justo com o ímpio? Se houver porventura cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? ” Deus respondeu que se encontrasse cinquenta justos, pouparia a cidade. Abraão foi abaixando de cinquenta para quarenta e cinco, quarenta, trinta, vinte e por fim dez. Depois Abraão encerrou a sua oração intercessora e o Criador destruiu as duas cidades, pois não havia nelas dez pessoas que o glorificasse como Deus.

Não podemos exigir que os homens vivam com Deus, para Deus e por Deus neste mundo e observem os mandamentos divinos. Temos que pregar, exortar e admoestar, sempre respeitando as ideias alheias. Podemos, por outro lado, orar, interceder, como fez Abraão, o pai da fé.

Oremos, portanto, respeitando os que querem amar de todas as formas e que Deus tenha piedade de nós. Não sou profeta, como os antigos, mas que o mundo será destruído pelo fogo, isto vai, está na Bíblia e o aquecimento está aí. Leia Segunda Pedro, capítulo três, se você acredita em são Pedro. Eu respeito você que não acredita que o mundo será destruído pelo fogo, portanto, respeite as minhas ideias.

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.