A itapetiningana Fernanda Tambelli, iniciou uma campanha nas redes sociais para arrecadar materiais escolares destinados às crianças da cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, que foram gravemente afetadas pelas enchentes. O município, com 12 mil habitantes, vive o pior desastre climático de sua história, enfrentando a terceira enchente em apenas oito meses.
No centro de Roca Sales, a devastação é evidente: prédios em ruínas, lojas vazias e supermercados fechados, incapazes de operar após a força das águas do rio Taquari destruir tudo em seu caminho. Tradicionalmente, a cidade registrava uma grande enchente a cada década, mas a frequência crescente das cheias tem impedido qualquer possibilidade de recuperação.
A itapetiningana explicou como chegaram as doações de material escolar. “No dia 17 de maio, enviamos dois caminhões com doações para Roca Sales, no Sul, graças à ajuda de produtores do Agro. Uma amiga me incentivou a agir e, em menos de uma semana, conseguimos encher os caminhões. Enviamos diretamente para Roca Sales, e estou em contato com o comandante dos bombeiros, Lucas, que garante que as doações cheguem aos lugares certos, evitando desvios”.
Tambelli conta que uma família muito querida começou a doações 11 mil unidades de caderno sabe cadernos. “Depois dos cadernos eu comecei a pensar, nossa eles não têm nada, a gente sabe que essas crianças precisam de tudo, mas precisamos focar que essas crianças precisam voltar a estudar”.
A itapetiningana conta que semana passada não conseguia parar de pensar sobre os materiais escolares e de como ela ia montar. “Na segunda-feira à noite começou a pedir ajuda aos amigos para juntar materiais. A meta é formar kits com dois lápis e uma borracha para ajudar as crianças a recomeçarem. A campanha começou na terça-feira e está crescendo, com muitas pessoas contribuindo e compartilhando a causa para alcançar a meta de 11 mil kits, que serão distribuídos diretamente na cidade afetada”.
Tambelli conta que quando os seus motoristas chegaram na cidade afetada pela enchente, eles ficaram com medo de entrar devido à destruição no município. “A gente não tem noção de como está lá, quando os caminhões chegam eles conta com a ajuda do bombeiro Lucas, que foi até os motoristas informarem que eles estavam no lugar certo. O pessoal muito simples ajudou a descarregar, e tudo o Lucas presta conta, mandando foto e falando vai 320 cadernos para escola tal, eu falo é um anjo que apareceu porque sabemos que estamos doando e que essas doações estão chegando nas mãos de quem precisa.
A itapetiningana conta com a parceria de toda região que algumas empresas estão dando descontos para as compras de doações. “E em uma parceria as empresas Sandra Embalagem e a Papelaria Principal estão oferendo um desconto especial para quem falar que é da campanha. Já conseguimos uma doação de 15 mil borrachas”.
Tambelli conta que pediu doações principalmente de lápis e borracha. “Eu pedi um lápis preto simples de escrever e borracha até para as crianças terem um kit né igual todos. Desde já agradeço a cidade de Itapetininga, São Miguel Arcanjo e Capão Bonito que abraçaram a causa junto comigo. Juntos somos mais fortes. Que Deus abençoe a todos!”.
Quem quiser contribuir e para mais informações as redes sociais dela é @fertambelli