A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) aumentou de 135 para 197 leitos no Hospital “Leo Orsi Bernardes” (HLOB). Um aumento de 45%. Já o número de médicos expandiu de 140 para 212 profissionais e número de leitos de UTI cresceu de 8 para 19. Os dados fazem parte do relatório divulgado pelo gestor que completa, em julho, dois anos à frente do único hospital público da cidade.
O Hospital Municipal de Itapetininga recebe um investimento inédito, privado, de R$ 18 milhões da Enkyo. Com os recursos, 10 mil m² da área da unidade são reformados e ampliados e novos equipamentos são instalados, que permitem mais precisão para os exames médicos e modernidade ao Hospital. Como a aquisição de um tomógrafo de última geração, após uma cooperação com a Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Neste período, o Pronto Socorro Municipal foi inteiramente remodelado. Foram construídas salas de acolhimento para oferecer mais comodidade aos pacientes. Novos equipamentos hospitalares e um ambiente totalmente restruturado. Alas de Medicação, de Exames e de Observação Mista, além de entrada para ambulâncias, para facilitar o acesso.
Segundo o relatório, a Enkyo iniciou sua gestão em 1º de julho de 2022 no Hospital Municipal, primeiramente em contrato emergencial. Logo, em seguida, assinou um contrato, após vencer a licitação, em 11 de novembro de 2022, para os próximos cinco anos. “Com o foco na busca constante de avanços para oferecer à população uma referência em qualidade da prática médica”, afirma a instituição.