Nos meus tempos idos e bem vividos, aprendi fazer análise sintática, morfológica e fonética. Não uso a mesma ordem de aprendizagem daquele tempo. Emprego os termos sintáticos e analíticos, pois assim é mais fácil de explicar. Tanto os estudos da Língua Latina, como os da Portuguesa, se tornam mais fácil fazendo a análise. Com a divisão sintática, torna-se o assunto claro e evidente.
Jesus, discursando aos judeus e sendo interrogado por eles, disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. ( et cognoscetis veritatem, et veritas liberabit vos.) Tirei, como se pode notar, o texto do contexto. O contexto é: Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. ”
No discurso, que é um verdadeiro diálogo, Cristo se apresenta como o Messias prometido. Afirma que é Deus e Filho de Deus. Embora não tivesse ainda quarenta anos, como Filho de Deus encarnado, asseverou: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia e viu-o e alegrou-se. Os judeus disseram: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? ” Disse-lhe Jesus, respondendo: “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse eu sou”.
Jesus apresentou-se como Deus e os judeus pegaram em pedras para lhe atirarem. Como é onisciente e onipresente, ocultou-se deles e saiu e ninguém o viu sair.
Agora, mais uma vez, volto ao texto célebre: “ Vós conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. O período é composto por coordenação, como se ensinava na minha época. A primeira oração é: Vós conhecereis a verdade. O sujeito é simples: vós. O predicado verbal é: conhecereis a verdade. O núcleo é o verbo conhecer, que é transitivo direto. O objeto direto é: a verdade. Adjunto adnominal é: a. Se estivesse fazendo uma análise morfológica, diria que o “a” é artigo definido. A segunda oração é coordenada aditiva. O “e” é uma conjunção aditiva. A oração coordenada é: A verdade vos libertará”. Sujeito= A verdade, adjunto adnominal= a, predicado verbal: vos libertará. Núcleo do predicado verbal: libertar, verbo transitivo direto. Objeto direto: vos.
Agora surgem outras perguntas extraídas do texto total: quem é a verdade? – A verdade é Jesus. Ele liberta quem? – Ele liberta os judeus, isto é, os homens que creem nele. Ele liberta os homens do quê? – Liberta os homens do pecado. Jesus, quando os judeus disseram: Somos descendência de Abraão e nunca servimos a ninguém”, Jesus respondeu: -“Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”.
A pessoa que crê em Cristo é salva da pena do pecado. Paulo, o apóstolo, afirmou: “Pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós é dom de Deus”. Ef.2 :8). É bom analisar o texto e melhor ainda com o contexto. Estude bem. E´ bom estudar. Jesus disse: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus”.