As lâmpadas LED têm se mostrado uma solução inovadora para o cultivo de plantas em ambientes controlados, substituindo com eficiência as tradicionais lâmpadas fluorescentes. Elas são projetadas para emitir o espectro ideal para a fotossíntese, geralmente nas cores azul e vermelha, que estimulam diferentes processos fisiológicos nas plantas. Essa tecnologia não só aumenta o fotoperíodo, estimulando as fases da fotossíntese A e B, mas também acelera os processos metabólicos das plantas.
No entanto, o uso dessas lâmpadas requer um cuidado especial, como explica o técnico agropecuário e doutorando em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas, Tiago Lima. “Embora quase todas as espécies de plantas se beneficiem da iluminação artificial, é essencial ajustar o fotoperíodo de acordo com a cultura. No caso do alface, ainda não temos um fotoperíodo ideal, mas sabemos que a exposição prolongada pode causar estresse nas plantas, como a queima das folhas”, afirma.
A intensidade da luz também deve ser considerada. Quanto maior a intensidade luminosa, maior é a aceleração dos processos metabólicos das plantas. Apesar de sua eficiência, o alto custo de aquisição, instalação e manutenção de sistemas de iluminação LED é um desafio.
“A luz vermelha é essencial para atividades vegetativas, como o crescimento de caules e folhas. A luz azul influência na morfogênese, abertura de estômatos e funcionamento fotossintético das folhas”, explica Tiago.
Segundo o doutorando em agricultura, essa substituição da luz solar pela iluminação artificial só ocorre em cultivos indoor, onde a ventilação e a umidade relativa do ar são controladas. Em geral, esse tipo de cultivo permite maior controle sobre o crescimento das plantas, maximizando seu desenvolvimento sem depender das condições climáticas externas.
As antigas lâmpadas incandescentes e halógenas costumavam esquentar muito quando acesas, por isso, ao serem colocadas próximas das vegetações, queimavam suas folhas devido ao superaquecimento da área ao redor.
Assim, as lâmpadas LED tem sido uma importante ferramenta para produtores que buscam aumentar a eficiência no cultivo de plantas, principalmente em ambientes fechados. Contudo, sua adoção exige um planejamento cuidadoso, levando em consideração as necessidades específicas de cada cultura e o equilíbrio entre custo e benefício.