Itapetininga acaba de ganhar uma nova tendência: o mundo dos vinhos. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o Brasil aparece na 14ª posição no ranking de mercados de vinhos, segundo balanço da Wine Intelligence. Isso se torna ainda mais claro com o aumento do número de estabelecimentos e eventos focados na bebida no município.
O sommelier formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de São Paulo e com atuação reconhecida também na Itália pela ASI, Cláudio Alves, é um dos idealizadores da bebida na cidade. Ele destaca que a ideia surgiu de uma parceria com seu sócio Luiz Eduardo, também amante de vinhos. “Nós dois somos do interior, fomos para São Paulo e voltamos com a proposta de empreender em nossa cidade”, conta Cláudio. “Eu voltei por necessidade, devido à pandemia, e percebi que havia um mercado interessante para o vinho aqui. As pessoas gostam de consumir, então decidimos montar uma loja com a cara de Itapetininga, que também funcionasse como um wine bar.”
Segundo Claudio, o diferencial não é apenas a venda de vinhos, mas a proposta de ensinar o público a escolher e apreciar a bebida. Mensalmente, são promovidas aulas de degustação guiada, onde explora estilos de vinho ou países produtores, como França, Espanha e Portugal. “A gente ensina o cliente a comprar, a tomar e a escolher o vinho certo. Nem todo mundo no interior tem esse hábito, então as aulas ajudam a aproximar as pessoas do universo do vinho”, explica.
O sommelier destaca que um dos maiores desafios é quebrar o estigma de que vinho é um produto caro e inacessível. “O pessoal ainda associa vinho a sofisticação e alto custo. Nosso objetivo é mostrar que o vinho pode ser de qualidade e caber no bolso de qualquer pessoa”, afirma.
O empresário também aposta na diversidade de produtos, oferecendo vinhos orgânicos, biodinâmicos, veganos e naturais. Embora a procura por esses rótulos seja mais restrita, os sócios fazem questão de ter uma seleção que atenda a todos os perfis de consumidores.
Para o futuro, Cláudio e Luiz Eduardo planejam continuar investindo na educação e na aproximação do público com o mundo dos vinhos. “Queremos fomentar ainda mais o consumo de vinho de qualidade no interior, sempre com o foco em oferecer o melhor serviço e produtos que caibam no orçamento do cliente. Nosso objetivo é trazer o melhor do universo dos vinhos para Itapetininga”, conclui Cláudio.
E isso é algo que se reflete até nos mais jovens. A auxiliar pedagógica, Angélica Santos, de 23 anos, virou uma apreciadora da bebida recentemente. “Antes eu não gostava muito. Acabava tomando os mais baratos de supermercado, até ganhar um de presente de uma amiga que viajou para o Chile. Aí me apaixonei e hoje em dia experimento os mais diversos, combinando com comida. Sempre acabo tomando um pouco no fim de semana, faz bem”.
A jovem inclusive chegou a participar de uma Feira de Vinhos que aconteceu em uma cervejaria, em Itapetininga. “Degustei muitos deles e valeu a pena, me senti chique e madura, balançando e sentindo o aroma”, brinca a auxiliar.
Para ler mais notícias como essa, acesse o link.