Imagem pessoal

Soa lógico que, antes de serem conhecidas, as pessoas sejam julgadas pela imagem que transmitem.
Cachorros parecem dotados do poder de diagnosticar defeitos e virtudes, ao primeiro contato, como que alertando o amigo, para um eventual erro de avaliação. Convém não alimentar boas expectativas, de alguém recebido com alguma rosnada não habitual.

A busca de uma boa imagem é um direito pessoal, alimentado pela valorização escravista da aparência. Em alguns casos, poucos, a boa aparência é buscada para satisfação íntima.

Carecas desde a ascendência, quando inconformados, fazem da vida um périplo em busca do fiozinho perdido, começando pelo uso de qualquer produto anunciado como milagreiro, e terminando com o inevitável implante ou indisfarçável peruca. Energia e desgastes emocionais seriam facilmente evitados pela simples admissão, como natural, da calvície.
O advento do silicone finalizou a época dos enchimentos externos, que moldavam sutiãs e glúteos. A mídia anuncia, com elevada audiência, a colocação de quilos e quilos de silicone, nas partes em que a natureza, sábia, economizou.
Cirurgias plásticas, meramente estéticas ou efetivamente reparadoras, permitem ao portador de nariz agigantado tomar café sem o uso de canudinho, e até mesmo conferir aspecto atraente a feição originalmente aterradora. Não convém julgar as necessidades e soluções alheias, na busca de uma aparência julgada necessária.

O envelhecimento é um processo natural, branqueando cabelos, encurtando passos e enrugando a pele. A luta contra as marcas do tempo acaba por torna-las mais evidentes.

Em sociedade, a busca por uma boa aparência pode ser substituída, com vantagens, pela adoção de sinais externos de riqueza. Ninguém parece feio, dirigindo a Mercedes do ano, e qualquer mulher linda parece no máximo bonitinha, chegando em uma Kombi 1975, com a placa presa por arame.

A escravidão das aparências requer resignação e acatamento. Quando tentamos tomar um café expresso, em alguma padaria, intuitivamente o funcionário traz, em copo americano, o café envelhecido e morno da garrafa térmica. Nas sapatarias, somos sempre recebidos com a saudação: “ não temos Havaianas 45”. Quando estamos no jardim, os que chegam pedem que chamemos o dono da casa.

Inesquecível o episódio em que fomos buscar os filhos na escola, e um aluno, simpático japonesinho, de uns cinco anos, perguntou, com extrema naturalidade: “você é bêbado ?”. As consequências sociais da aparência divertem.

Difícil é lidar com as aparências de honestidade e boas intenções, que ameaçam-nos a todos, diariamente. Não raro, a virtude reside em aparências pouco festejadas, e boas novas costumam vir de onde menos esperamos. Malandros costumam identificar seus semelhantes de imediato.

Convém dar um crédito, não definitivo, à intuição, ou estar sempre acompanhado pelo cachorro da família.

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.