Três personagens:
Jesus, Maria e José, personagens do natal.
Jesus, como ensina a Bíblia, é o Verbo, Deus encarnado.
Cristo foi o cumprimento das palavras do Onipotente ditas a serpente, no Jardim do Éden: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. O “Este”, no texto, se refere a Jesus, descendente da mulher, que é Maria ou Miriam, no hebraico. Não é a mulher quem fere a cabeça da serpente, porém o seu descendente, que é Jesus Cristo, o Deus encarnado, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Cristo, como afirmou o apóstolo Paulo, que era judeu, disse: “ Tendo em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. (Fp. 2: 5)
Antes da encarnação Jesus era o Verbo, como afirma o apóstolo João: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Como Deus todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez”. Antes de Maria e José; ele já existia. Maria foi agraciada por Deus-Pai para que Jesus se encarnasse. Todo poder é de Deus. Quem fere a cabeça da serpente, que é Satanás, é Jesus e não a mulher, denominada por Maria. José, homem justo, colaborou com Deus-Pai, depois de ter ouvido estas palavras do anjo, ministro de Deus: “José, filho de Davi, não temas receber Maria tua mulher, porque o que nela esta gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. (Mt.1:20) Quem salva não é Maria e nem José, porém Jesus, o Deus encarnado, o Messias prometido desde toda a eternidade.
O nascimento de Jesus foi o cumprimento da profecia de Isaías que assim disse: “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal; eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamarás Emanuel”. (Is.7:14) Emanuel quer dizer Deus conosco. Tudo o que foi profetizado concretizou-se com o nascimento de Jesus em Belém da Judéia. Jesus é a personagem principal e não Maria e José. Eles foram agraciados por Deus-Pai e escolhidos para que a concretização salvadora dos escolhidos de Deus se tornasse real e verdadeiro.
Jesus, Deus encarnado, como afirmam os teólogos reformados, tomando como base a Bíblia, é o Revelador de Deus-Pai, o Redentor e o Mediador dos homens.
Jesus disse: “Quem me vê a mim, vê o Pai”. Nessa mesma ocasião disse: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”. (João 14:9 -13)
Feliz Natal!
Para ler mais conteúdos do colunista Moyses Lopes, clique aqui.














