A Etimologia e a Bíblia

Cristina e Rebeca estiveram em minha casa. Elas são estudantes universitárias e estão fazendo o curso de Letras. Queriam saber por que não há mais na igreja o cargo de “apóstolo”.
Como sou jubilado e me dedico à meditação e ao estudo da Bíblia Sagrada, como o Rev. Bento, antes de responder, convidei-as a um estudo mais aprofundado da Palavra de Deus. Tomei o meu compêndio do tempo de Seminário Presbiteriano “The Analytical Greek Lexicon” e fui explicando a origem etimológica da palavra.
Cristina e Rebeca só ficaram ouvindo com muita atenção.
– A palavra “apóstolo”, disse eu, é formada pela preposição grega “apo”, que é traduzida por: de, desde, para fora, e, do verbo grego “stello”, que significa, enviar. Etimologicamente o vocábulo “apóstolo” quer dizer: “enviado para”. O ministério apostólico foi especial.Tomei, para explicar para as meninas, o evangelho de Marcos e destaquei três fatos, como sejam:
O primeiro com referência a soberania da escolha. Mostrei que Jesus escolheu ou chamou aqueles que ele mesmo quis.O segundo fato foi com referência ao propósito: estar com ele.O terceiro, quanto à missão: pregar e expulsar os demônios, assim como curar.
Depois, fui esmiuçando o texto, como manda a boa hermenêutica. A tarefa era tríplice: comunhão (estar com ele), missão (pregar e curar) e a terceira a individualidade (Jesus chamou cada um pelo seu nome). Foram doze homens do povo recrutados, preparados e capacitados para o trabalho glorioso da edificação da igreja.
As duas meninas prestavam atenção, anotando tudo num caderno. Rebeca, diante da explicação, disse: – De fato não é possível ter na igreja apóstolos, pois pelo que eu entendi era necessário ter convivido com Cristo e chamado por ele.
– Claro, disse eu. – O ministério apostólico foi especial. Para ser apóstolo tinha que ter sido escolhido pelo próprio Cristo ou de um modo especial, como no caso de Paulo. Tomei a Bíblia e li Mateus 10:1 a 7. Depois Atos 1:24 e 26, Gálatas1:1. Cada texto eu lia pausadamente e explicava. Foi uma aula de Teologia. Disse, também, que deveria ter sido testemunha ocular da ressurreição de Jesus. Novamente peguei a Bíblia e li em Atos 1:22, bem como em I Cor. 15:8. Li os escritos de Paulo em I Cor. 14:37, bem como Tes. 2:13.
Cristina, logo que terminei de ler Paulo, disse: – Neste sentido ninguém pode ser apóstolo nos dias de hoje.
Rebeca, não deixou por menos e falou, categoricamente: – É uma petulância um pregador da atualidade dizer que é apóstolo de Jesus Cristo.

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.