Os Olhos de Cristo

Lucas, o historiador dos trabalhos missionários dos apóstolos, narra um fato curioso que se deu com Cristo e Pedro. Foi na noite que Jesus foi condenado. Pedro, que era sanguíneo no caráter, afirmara, algumas horas antes da condenação de Cristo: “Senhor, estou pronto a ir contigo , tanto para a prisão, como para a morte.” ( Lucas 22:33) Jesus que vê o rosto e o íntimo do coração humano, sabendo que as palavras não acompanham o desejo, disse-lhe: “Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” (Luc. 22:34) Marcou Cristo o dia, a hora e o número de negações. Pedro calou-se, porque não conhecia a si mesmo.
Como profetizou Jesus, o seu discípulo negou que o conhecia perante uma criada e dois homens do povo. Na última negativa, Cristo fixou os seus olhos amorosos e cansativos no seu discípulo e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor:-“Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.”
Pôs Cristo os olhos em Pedro e ele se lembrou do ensino do seu Mestre. Os olhos de Jesus são a fonte do amor, do perdão e da misericórdia.
Lembrou-se do sermão de Cristo, quando disse:-“Ouvistes que foi dito : Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.” Na ocasião chegou a sacudir a cabeça, afirmando que se lembrava. Depois ouviu a explicação magistral de Cristo:-“Eu, porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem…” (Mat.5:44) Ficou admirado com o ensino de Cristo e dizia para todos a nova interpretação do Torá.
Lembrou-se do paralítico que fora curado por Cristo e na ocasião Jesus disse-lhe: “Filho, perdoados estão os teus pecados.” (Mar. 2:5) Lembrou-se que os escribas, que estavam ali presentes, criticaram-no e diziam: “Por que diz este assim blasfêmias: Quem pode perdoar pecados senão Deus?” Não sabiam que Jesus era o Deus encarnado, o Emanuel e quem pecava não era Jesus, mas eles.
Lembrou-se da ordem de Cristo aos fariseus: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício.” (Mat. 9:13) Naquela hora aflorou em sua mente uma das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os misericordiosos; porque eles alcançarão misericórdia.”(Mat. 5:7)Lembrou-se que misericórdia “é uma aversão a tudo que é severo, cruel, opressivo ou injurioso, e, por outro, na disposição de se condoer das misérias dos semelhantes e de fazer tudo que é possível para aliviá-las ou removê-las.”
Jesus pôs os olhos em Pedro e ele se lembrou das palavras e dos ensinos de Cristo. Diante disso só nos resta pedir para que Jesus, também, ponha os seus olhos sobre nós, pois eles são a fonte do amor, do perdão e da misericórdia .

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.