Cuidado com as coisas pequenas

Não me lembro do dia, do ano, e do palestrante. Lembro-me de uma frase dita por ele que calou profundamente no meu cérebro juvenil. Era jovem, aliás, adolescente, quando as ideias se firmam e o caráter é solidificado. A pequenez, na adolescência, encabula. Disse ele, exortando ou advertindo: “Não desprezeis as coisas pequenas.” Naquele tempo se empregava nos discursos e nas palestras a segunda pessoa do plural. Hoje, assassinando a Língua Portuguesa, troca-se o tu por você e vocês por vós. Na mesma hora que se usa o tu, usa o pronome pessoal você e, assim por diante.
Salomão, o terceiro rei de Israel, no seu livro de Provérbios, afirma: “ Há quatro coisas mui pequenas na terra que porém são mais sábias que os sábios: as formigas, povo sem força, todavia, no verão, preparam a sua comida; os coelhos, povo não poderoso, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei; contudo marcham todos em bandos; a aranha, que se apanha com as mãos, contudo está nos palácios dos reis.”
O gigante Golias, comandante do exército filisteu, quando viu o jovem Davi, com a sua funda na mão, vindo para lutar com ele, desprezou-o, dizendo: “Sou eu algum cão para vires a mim com paus.” Disse mais: “Vem a mim e darei a tua carne às aves do céu e às bestas – feras do campo”. O escritor sacro assevera que o filisteu o desprezou, porque Davi era pequeno, isto é, de baixa estatura, ruivo e de boa aparência.
O futuro rei de Israel, no entanto, embora tivesse sido desprezado, respondeu ao gigante filisteu: “Tu vens a mim com espada e com lança, e com escudo; eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos de Israel a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra e toda terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra e ele vos entregará na nossa mão”
O historiador conclui, afirmando, que o jovem Davi enfiou a mão no alforje, tomou dali uma pedrinha, e, com a funda, lha atirou e feriu o filisteu na testa. A pedra encravou-lhe na testa do gigante que caiu com o rosto em terra. Davi correu, lançou-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada e desembainhando-a o matou. (II Sam. 17)
“Não desprezeis as coisas pequenas”, disse o conferencista nos tempos idos da minha juventude.`
É verdade! Não se deve desprezar as coisas pequenas, portanto, cuidado com o “aedes aegypti”, os vírus e as bactérias nocivas.

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.