Um padre e seu amor pela cidade

Alberto Isaac
Um padre que esteve por muito tempo no município de Guareí, para chamar a atenção e atrair mais paroquianos às missas dominicais, utilizava-se sempre um método inusitado e inteligente.

Ele comparecia, não como habitualmente, mas sim levado por um balanço (tirolesa), da galeria onde permanece o coral da Igreja, passando por cima dos fiéis que lá se encontravam, até o altar. E isso, muito antes da existência desses padres performáticos e artísticos que conhecemos hoje.

Quem contava essa história era o saudoso Reinaldo de Moraes, que na época, entre 1940 e 1950, estiva em Itapetininga, que idolatrava e tinha orgulho de sua terra, Guareí.
Estimado e respeitado por toda a comunidade da vizinha cidade (Guareí, que tornou-se famosa, em razão de pesquisas da Petrobras ali realizadas), o padre atendia a qualquer habitante daquela região (mesmo que não fosse católico).

Extremamente gentil, ouvia atentamente solicitações até absurdas e impossíveis de serem atendidas e concretizadas.

Pessoas em grande quantidade de Guareí , municípios vizinhos, além de outras regiões, o procuravam diariamente para os mais diversos pedidos. Suas missas eram animadas e seus sermões ilustrados com exemplos da cidade, o que trazia ânimo e mais fé aos que participavam das celebrações.

De uma humildade extrema, discípulo sacramentado pelo Divino Espírito Santo, aquele padre poderia ser considerado um santo, vindo ao mundo para praticar o bem e refletir com sapiência a Santa Palavra Divina: “Olhai para o ser humano cristãmente e auxiliá-lo em tudo que necessita, dando-lhe o alimento espiritual que é a sagrada palavra do Criador”.

Reinaldo Moraes, filho de comerciante daquele município, Ugolino de Moraes, então estudante da época e posteriormente formado no magistério, na “Peixoto Gomide”, exímio clarinetista, contava também, que as missas daquele saudoso e venturoso Padre, era considerado como um “bálsamo para as criaturas que frequentavam a igreja”.
Pode-se afirmar, “um Santo que passou e deixou só gratas e bondosas lembranças à cidade de Guareí e região

Últimas

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO 999

CORREIO POLÍTICO 999

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Itapetininga, registrou 2.122 casos de dengue até o momento. Os números são preocupantes, considerando que 1.793 desses casos foram registrados apenas neste ano. A situação tem se agravado nas últimas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.