Jesus expulsou os cambistas do templo

Kristina, a pedido do seu pai espiritual, está lendo Mateus. Quando me viu, sorrindo, disse: – Tenho algumas perguntas para fazer para o senhor. Foi nessa hora que ela afirmou que estava estudando o Evangelho de Mateus. A pergunta que ela me fez foi a seguinte: – Por que há três evangelhos?

– Na verdade, respondi, não há três, mas quatro, como sejam: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros são chamados de sinóticos, uma vez que dão uma visão de um mesmo ângulo. João já destaca lances isolados da vida de Cristo, substituindo as parábolas por discursos. Mateus apresenta Jesus como rei; Marcos, como servo e Lucas, como o Filho do homem. João, de um modo especial, apresenta Jesus como Deus.

Depois ela disse que Jesus era muito bravo, pois entrou no templo, derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam. Eu confirmei, corrigindo, pois de fato Jesus havia agido dessa forma, uma vez que cumpria o que o salmista dissera: – “Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.” (Salmo 69:9)
Por fim eu disse que a ira no texto não era pecaminosa. Jesus doutra feita ficara irado com a falta de fé e dureza do coração dos judeus. (Mc. 3 :5) A Bíblia não estimula a ira, porém admite, quando a nossa ira é motivada pela injustiça, pela blasfêmia e pelo zelo à causa de Deus.

Se nós não indignarmos, estamos, na verdade, contribuindo com a divulgação do mal. Não podemos concordar com aqueles que negam as doutrinas da Palavra de Deus. O templo é um lugar de respeito. É a casa de Deus. Deus é soberano e os homens devem respeitar a casa do Senhor. É um lugar de oração. Devemos usar a melhor roupa que possuímos para cultuarmos a Deus. A igreja ou o templo é o santuário divino.

Jesus não concordou com aqueles que vendiam no templo, aliás não era dentro do templo, mas nos átrios, nas dependências externas do templo. Os cambistas trocavam moedas e nessas transações furtavam e se a moeda valia 10 eles exigiam 20 e assim por diante.

Havia um entre e sai sem respeito e por isso Marcos afirma que Jesus não permitiu que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo. (Mc. 11:16) Na verdade, aqueles homens tinham transformado a casa de Deus num verdadeiro mercado.

Finalizando a minha conversa, eu indaguei: Você, Karina, não acha que hoje em dia não se faz o mesmo? Ela sacudiu a cabeça para cima e para baixo, concordando.

Com a desculpa de ajudar os pobres e fazer obras de caridade, há muito comércio no templo. Há muita falta de respeito. Há um entre e sai, quando se está orando ou o pastor está pregando.

Se Jesus viesse hoje, como nós aguardamos a sua segunda vinda, faria o mesmo que fez no templo de Jerusalém. Expulsaria os desrespeitadores, dizendo: A minha casa é casa de oração e não mercado.

A igreja deve ser mantida pelos membros da igreja e não por pessoas ímpias, mas por meio de ofertas e dízimos e voluntariamente. Os membros devem ser conscientizados. Levantei o braço direito para cima e disse para Karina: Até mais! E fui embora. Foi no tempo do coronavírus.

Últimas

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO 999

CORREIO POLÍTICO 999

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Itapetininga, registrou 2.122 casos de dengue até o momento. Os números são preocupantes, considerando que 1.793 desses casos foram registrados apenas neste ano. A situação tem se agravado nas últimas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.