Sonho: cidade às margens de seu rio

Um plano elaborado há mais de sessenta anos passados previa a transferência da cidade para as margens do Rio Itapetininga, à beira de um lago de quase 20 quilômetros de extensão e seis da atual área urbana, que bem conservada deveria se transformar em região comercial e industrial. O projeto que exigiu longos meses de estudo de seu autor, a saudoso engenheiro Canuto de Almeida Moura, chefe do então departamento de obras da cidade, poderia ser concretizado se a prefeitura se decidisse a desapropriar a área prevista para a “Nova Itapetininga”.
De acordo com o documento, o lago – formado depois de uma barragem de 13 metros de altura, seria margeado por residências modernas igreja, teatro, numa área planejada com todos os melhoramentos, sem poluição ambiental e com amplas condições de abrigar tanto a população fixa como a flutuante, além de se constituir numa grande fonte de renda para o município, diante da possibilidade de atrair numerosos turistas.
Para o engenheiro Canuto, a construção da “Nova Itapetininga” representaria praticamente a redenção econômica do município e “seria a maneira mais prática da região sair da pasmaceira que se encontrava”.
Entretanto os recursos necessários para a execução do plano foram considerados muito elevados. Segundo o engenheiro, somente a construção da barragem custaria, nos valores de hoje, 50 milhões de reais. Para a formação do lago seria necessário alagar uma área de 500 alqueires, mas o engenheiro achava que, retendo um volume de 34.825.000 metros cúbicos de água, o lago teria uma profundidade de 2,5 m e o desenvolvimento do perímetro inundado seria de 15 metros de cada lado. Paralelamente à construção da nova cidade, ela também poderia se transformar em local para a prática de esportes náuticos e a formação de uma praia artificial.
Numa representação do engenheiro Canuto, reuniu-se em São Paulo, com grande número de empresários e o secretário de turismo da época, o representante da CESP, expondo o projeto e explicando as vantagens oferecidas àqueles que quiserem investir no empreendimento.
Todo estudo a respeito deste sonho, terminou melancolicamente e a administração da época pouco se interessou pelo assunto. Quando sobrou apenas o desejo da implantação da nova cidade.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.