O Sindicato Rural de Itapetininga informa aos produtores rurais que até o próximo dia 09 de novembro, o Departamento Agropecuário da entidade estará providenciando o cadastramento dos associados interessados na vacinação de bovinos e bubalinos contra a brucelose, no sistema de mutirão nos bairros.
A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida para humanos, através do contato direto com animais infectados, havendo vacinações apenas para animais. De acordo com a técnica agropecuária, Mislaine Santos, são esperados mais de 300 animais para a vacinação.
Mislaine ainda comenta sobre a proteção dos animais. “Recebemos o primeiro lote da vacina em maio desse ano. Cerca de 30 produtores cadastraram seus animais para receberem a proteção, que é muito importante tanto para os animais quanto para os humanos”.
Após o cadastramento, o médico veterinário William Delaqua manterá contato com os associados cadastrados para programar a data e o horário que a vacinação será realizada, estando previsto o início dos trabalhos a partir do dia 18 de novembro. Por realizar a vacinação no sistema de mutirão nos bairros, o referido profissional cobrará dos associados do Sindicato Rural valores mais acessíveis.
A vacinação é obrigatória para fêmeas de bovinos e bubalinos com a faixa etária de 3 a 8 meses, no semestre compreendido entre 01/06/2024 a 30/11/2024, devendo ser aplicada por médico veterinário credenciado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, cujo profissional emitirá o correspondente Atestado de Vacinação por meio do sistema eletrônico GEDAVE – Gestão de Defesa Animal e Vegetal, sendo necessário o proprietário confirmar o número de animais vacinados no mesmo sistema eletrônico.
O prazo para a vacinação termina no dia 30/11/2024 e a comprovação ao órgão de Defesa Agropecuária no dia 06/12/2024. A multa pela não vacinação é de 5 UFESP (R$ 176,80) por animal. Não comprovar a vacinação também tem multa de 3 UFESP (R$ 106,08) por animal.
Inclusive, a técnica agropecuária ainda ressalta outros serviços que o Sindicato Rural oferece aos seus associados, como cursos, recomendações, certificados de compra e transporte para animais, bem como atestados e valores mais acessíveis em consultas veterinárias.
Os produtores rurais que ainda tiverem dúvidas podem obter mais informações com o Departamento Agropecuário do Sindicato Rural de Itapetininga, nos telefones citados acima ou comparecer na sede, na Rua Dr. Campos Salles, 219, Itapetininga/SP. A Técnica Agropecuária Mislaine Martins estará à disposição para auxiliar os associados na confirmação da vacinação por meio do sistema eletrônico GEDAVE, assim como o médico veterinário Nelson Corrêa de Lara também está à disposição na sede da entidade para orientações com atendimento presencial aos sábados, das 08h às 11h.
O Sindicato Rural orienta a seus associados a manterem contato o mais breve possível com a Técnica Agropecuária Mislaine Cristina Santos Martins, por meio do telefone (15) 3271-0811 ou do WhatsApp (15) 3271-2567.
Para ler mais notícias como essa, acesse o link.