Início Cidade Cidade registra 146 novos casos e cinco mortes em uma semana

Cidade registra 146 novos casos e cinco mortes em uma semana

178
1
Em julho Itapetininga tinha usado R$ 4,5 milhões no combate a pandemia de acordo com as informações do Tribunal de Contas. (Foto-Arquivo Jornal Correio)
publicidade

Carla Monteiro

Itapetininga registrou em sete dias um aumento de 146 novos casos do novo coronavírus passou de 1.177 na semana passada para 1.323 nesta quinta-feira, dia 10. Além disso, o número de morte passou de 50 para 55 no mesmo período. Outro fator de alerta é que nesta quinta-feira, dia 10, o Hospital de Campanha montado para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19 registrava ocupação de 100% e a ocupação dos leitos de UTI exclusivos para a doença era de 70%.

Nesta sexta-feira, dia 11, o governo estadual deve anunciar uma nova atualização do Plano São Paulo, que é a estratégia para retomar com segurança a economia do estado durante a pandemia do coronavírus. Itapetininga está há 33dias na fase amarela que prevê a reabertura de outros serviços considerados não essenciais como academias e restaurantes.

Fatores que são levados em conta para classificação no Plano São Paulo são: a média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. Também vale lembrar que a classificação é dada para as 17 Diretorias Regionais de Saúde do Estado, e não por cidades. Itapetininga faz parte da DRS de Sorocaba.

Até a tarde desta quinta-feira, Itapetininga somava 1323 casos do novo coronavírus. Além disso, nesta semana a cidade registrou o 55º óbito em decorrência da doença.
Até a tarde desta quinta-feira, 12 pacientes estavam internados no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB). A Unimed registrava cinco pacientes internados com a doença confirmada. Há ainda 125 pacientes em tratamento domiciliar em isolamento e 1.126 pessoas curadas.

Os casos suspeitos somam 128, sendo 24 internados no HLOB, e seis internados com suspeita da doença na Unimed, sendo dois na UTI. Havia ainda 98 pessoas com suspeita da doença em isolamento domiciliar. Em Itapetininga 2.841 pessoas testaram negativo para a Covid-19. Ao todo o município testou 4.992 pessoas.

publicidade

Ocupação UTI
A assessoria de imprensa do Hospital Municipal Doutor Léo Orsi Bernardes informou nesta quinta-feira ao Jornal Correio que o hospital registra 70% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os casos de Covid-19, isso significa que dos 10 leitos disponíveis, sete estão ocupados. O Hospital de Campanha está 100% ocupado de acordo com a assessoria, dos dez leitos disponíveis, dez estão ocupados.

Vale lembrar que o HLOB atende 13 municípios: Itapetininga, Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Quadra, Ribeirão Grande e Tatuí.

A assessoria também esclareceu como fica a situação caso a ocupação chegue a 100% nos leitos de UTI. “Ao atingir 100% dos leitos, o Hospital tem uma sala de emergência respiratória preparada também com respiradores para atender os pacientes que necessitem, enquanto esperam por vagas na UTI, ou por vagas em outro hospital, monitorado pela central de regulação”.

Covid Região
Casos – óbitos
Alambari 62 – 1
Angatuba 270-7
Capão Bonito 618 – 19
Guareí 316 – 4
Sarapuí 43 – 1
São Miguel Arcanjo 268 – 10
Sorocaba 16.151 – 367
Tatuí 2184 – 57

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui