Os grevistas dos Institutos e Universidades Federais aceitaram o acordo com o governo, determinando o final da greve nesta segunda-feira (24/06), segundo nota dos Sindicatos Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
O resultado do acordo com o governo prevê aumentos salariais vão corresponder entre 12,8% a 31,2 % dependendo do nível da carreira do docente (veja a tabela abaixo). Para 2026 o salário inicial de um professor com Doutorado é de R$ 13.753,95.
Veja a tabela abaixo com os reajustes para os docentes, aprovado nas negociações pelo Governo Federal .
Mesmo aceitando o acordo com o governo os funcionários do Campus de Itapetininga do IFSP, em assembleia nesta segunda feira (24/06), decidiram só retornar as atividades normais só na próxima segunda-feira (01/06) .
A greve foi iniciada em 11 de abril e após sessenta dias , nas últimas duas semanas, houve retorno apenas parcial às aulas e ao funcionamento do Campus.
Para cumprir a reposição das aulas interrompidas pela greve, segundo informações extraoficiais, o primeiro semestre deve encerrar no final de agosto e as aulas do segundo semestre devem chegar até a segunda quinzena de janeiro de 2025.