Segundo a Prefeitura, os cemitérios de Itapetininga estarão abertos no dia 2 de novembro, Dia de Finados, das 7h às 19h. Nos Cemitérios São João Batista e Santíssimo são esperados cerca de 30 mil visitantes.
O Cemitério Colina da Paz, que é particular, e está localizado na Avenida Wenceslau Braz, 3000, Bairro Mato Seco, vai funcionar das 08h às 18h.
Nos cemitérios municipais, ambulantes devidamente cadastrados e autorizados pela Prefeitura estarão comercializando flores e outros produtos em barracas próximas aos cemitérios.
A Guarda Civil Municipal estará presente na fiscalização na região próxima aos cemitérios e também colocará viaturas em pontos próximos para aumentar a segurança de toda população.
Já a equipe do Departamento de Controle de Vetores intensifica suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos cemitérios municipais, visando eliminar criadouros do transmissor da dengue e proteger a saúde da população. No Dia de Finados, as equipes estarão nos cemitérios São João Batista e Santíssimo para orientar os visitantes sobre medidas de prevenção que evitem a proliferação do mosquito.
Itapetininga tem nove cemitérios, sendo três na área urbana (dois municipais São João Batista e Santíssimo, e um particular) e seis na área rural, no Morro do Alto, Rio Acima, Rechã, São Roque, Retiro e Gramadinho.
Confira as dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue nos cemitérios:
– Vasos, potes e pratinhos não devem ficar com água parada;
– Evite colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos
– Para vasos fixos, providencie furos para escoamento de água da chuva;
– Todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água limpa e parada deve ser removido ou preenchido com areia;
– Recolha sacos plásticos e celofanes.