Itapetininga está há quatros anos sem o sistema de estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul. A cobrança do estacionamento rotativo foi suspensa em 2017 e a licitação para contratação de uma nova empresa está em andamento desde 2019, mas ainda não foi concluída. No Portal da Transparência é possível acompanhar os detalhes e o andamento do processo licitatório, ainda aguardando homologação e assinatura do contrato com a empresa vencedora.
A necessidade do serviço que permite uma rotação nas vagas de estacionamento na área Central da cidade voltou a ser lembrada desde que as restrições de horário e público, previstas no Plano São Paulo no combate à pandemia, foram totalmente liberadas na última semana.
Em dezembro do ano passado, a licitação da Zona Azul estava parada na justiça. Na época, a prefeitura informou que o processo estava parado após um recurso de uma das empresas que participaram da concorrência. O executivo disse que aguardava o parecer da justiça, mas não deu um prazo. Em 2019, a prefeitura informou ao Correio que a expectativa era de que o sistema de estacionamento rotativo fosse implantado no primeiro semestre de 2020.
O Jornal Correio procurou a prefeitura de Itapetininga para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
A cobrança do estacionamento rotativo da Zona Azul em Itapetininga foi suspensa em 2017. Em setembro daquele ano, o Lar São Vicente de Paula, decidiu interromper a operação do serviço nas ruas da cidade. Na época a instituição informou que não havia mais viabilidade financeira.
Regulamentação
A empresa vencedora gerenciará o sistema por 10 anos e o contrato poderá ser prorrogado pelo mesmo período. O serviço poderá ser operado em 45 ruas e abrangerá inicialmente 2.600 vagas. Motos estão isentas de pagamento e os demais veículos pagarão no máximo R$ 2 a hora nas principais ruas centrais e, nas ruas mais distantes, R$ 1,50.
O repasse mensal para a prefeitura não poderá ser inferior a 9% do valor arrecadado com o consumo Redação dos e-tickets. A operação do estacionamento regulamentado rotativo pago, deverá ser feita de forma automatizada, por meio de equipamentos eletrônicos.
O estacionamento rotativo funcionará de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. Caso descumpra as regras, o veículo estará sujeito as penalidades constantes no Código de Trânsito Brasileiro.
Confira as ruas que terão cobrança de Zona Azul:
Avenida Antônio Vieira de Moraes
Avenida Peixoto Gomide
Praça Gaspar Ricardo
Rua Antônio Fogaça de Almeida
Rua Aristides Lobo
Rua Barbosa Franco
Rua Benjamin Constat
Rua Bernardino de Campos
Rua Capitão José Leme
Rua Coronel Afonso
Rua Coronel Fernando Prestes
Rua Coronel Pedro Dias Batista
Rua Cesário Mota
Rua Cônego Sizenando Cruz Dias
Rua Dom Joaquim
Rua Domingos José Vieira
Rua Campos Sales
Rua Júlio Prestes
Rua Virgílio de Rezende
Rua Expedicionários Itapetininganos
Rua General Carneiro
Rua General Glicério
Rua João Evangelista
Rua João Salem
Rua Jorge Ozi
Rua Lopes de Oliveira
Rua Monsenhor Soares
Rua Padre Albuquerque
Rua Pedro de Toledo
Rua Pedro Marques
Rua Francisco Válio
Rua Roque Antunes de Almeida
Rua Quintino Bocaiúva
Rua Saldanha Marinho
Rua Vicente de Paula
Rua Silva Jardim
Rua Venâncio Aires