A divisão das cadeiras
O período eleitoral começou neste dia 16. Entre os políticos, o papo é: Qual partido elege mais cadeiras no Plenário Humberto Pelegrino. Entre as apostas é que o partido do atual Prefeito preencha 5 cadeiras e a coligação mais 9. Outras duas cadeiras ficariam com os partidos de esquerda, 3 com a oposição e outras duas com a terceira via.
Elas sim
Ao contrário dos anos anteriores, alguns matemáticos da política itapetiningana calculam que o Legislativo terá mais mulheres para próxima legislatura. Atualmente, “as minas ocupam 4 cadeiras” e devido à organização política feminina, a tendência é que para próximo período, pelo menos uma mulher a mais ocupará uma das cadeiras do plenário. Dizem que é mulher votando em mulher, cada vez mais.
Deputada apoia eu
Com a desistência da irmã da deputada federal, Simone Marquetto que supostamente pleiteava uma cadeira no Legislativo Municipal, uma pergunta paira na atmosfera política: Quem é candidato da Parlamentar? O nome, conforme fontes, é praticamente segredo de justiça, mas muitos vereadores querem o apoio dela, pois acreditam que basta para ganhar o pleito.
Quanto custará as campanhas
Segundo fontes, a campanha eleitoral em Itapetininga deve movimentar um montante de pouco mais de R$ 2 milhões entre os candidatos para ocupar uma cadeira mais macia de prefeito do Paço Municipal. Este valor seria resultante da soma entre a verba destinada aos partidos políticos e as doações de campanha principalmente aquelas ofertadas por empresários.
Feira-Livre
A tradicional feira-livre que acontece na Praça Peixoto Gomide é o principal alvo de quem busca angariar votos em Itapetininga. Seja para o Executivo ou Legislativo, quintas e domingos, os candidatos estão lá. Além disso, o local é ponto de reunião de articuladores políticos que sempre que podem soltam uma ou outra notícia a fim de tentar estabilizar ou desestabilizar algum grupo político.
341 concorrentes
Nesta quinta-feira, esgotou o prazo para os partidos registrarem as candidaturas para o Executivo e Legislativo. Itapetininga anotou 341 candidatos para a Câmara Municipal. O maior número está ligado ao atual prefeito com 220 concorrentes. O candidato Milton Júnior terá 85 nomes. Paula Granato (PV) registrou 21 candidaturas e Osmar Thibes (PSDB) mais 20 concorrentes.
Etson Brun e Nanini não são candidatos
Políticos tradicionais preferiram não irão concorrer a eleição em 2024. É o caso presidente da Câmara, Etson Brun, e do vereador Marcelo Nanini. Dizem que estão com projetos diferentes para este momento, mas informam que podem voltar à política, no futuro. Etson Brun é tio do atual prefeito. E ele sempre contou sobre um projeto de se lançar deputado estadual e espera o momento adequado.
Redes sociais
Eleições podem ser diferenciadas devido à importância das redes sociais. Candidatos têm procurado empresas de marketing digital para impulsionar materiais. Nesse sentido, material gráfico deve perder força em comparação às outras eleições. O material digital será a nova coqueluche. A dúvida ficará sobre as Fake News que irão rolar soltas neste período até 6 de outubro. adequado.