A frota de veículos cresceu acima da estrutura viária em Itapetininga. A última grande obra, a construção das marginais do Chá e Cavalos, já completa mais de 20 anos. De lá para cá, muito pouco foi feito para enfrentar a desproporção e os problemas enfrentados onde já se tornam caóticas rotinas como estacionamento e tráfego em horários de pico.
Para dar conta desse crescimento da frota, algumas medidas como a implantação de vias binárias, no Centro devem ser executadas, segundo a secretária. O sistema binário é quando uma via segue em um sentido e a via paralela, no sentido oposto. “O sistema binário é uma das maneiras consideradas mais eficientes para aumentar o fluxo de veículos, diminuir as conversões à esquerda nos cruzamentos, mas de tal maneira que não coloque em risco a segurança dos condutores e pedestres”, afirma a secretária.
As ruas Padre Albuquerque e Cel. Fernando Prestes serão vias de mão única com a implantação do sistema binário. De acordo com ela, as mudanças vão beneficiar o trânsito. “Ainda está em fase de conclusão de análise técnica e elaboração do processo licitatório dos equipamentos necessários para as alterações”, afirma.
Os motoristas que seguirem em direção ao Centro Velho, terão como mão única a Rua Padre Albuquerque, que é uma das vias de mais fluxo de veículos da cidade. Já os condutores que trafegarem pelo sentido oposto, terão que passar pela rua Cel. Fernando Prestes.
Ela afirma que aguarda a aprovação do estudo efetuado e processo licitatório para a aquisição dos equipamentos, como semáforos, necessários para a execução dos serviços. “Vale ressaltar que a prioridade é, sobretudo, a segurança viária comum. É um processo gradual, que pode levar anos para ser implementado, justamente para minimizar os contratempos que toda mudança gera.
Uma das soluções, segundo engenheiros, seria a construção de um anel viário. O novo Plano Diretor prevê a criação de dois novos anéis viários e a implantação de marginais nas rodovias Raposo Tavares e SP-127. Mas as obras estão longe de começar. (E.D.)















