O processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2025 está com inscrições abertas até 12 de dezembro, às 15 horas, exclusivamente pelo novo site do Vestibular. Em Itapetininga, são ofertadas 238 vagas em seis cursos.
A prova do Vestibular das Fatecs será aplicada em 12 de janeiro de 2025.
Para este semestre, as Fatecs ofertam 20.060 vagas, sendo 15.103 destinadas ao Vestibular das Faculdades de Tecnologia e 4.957 vagas aos candidatos do Provão Paulista. As oportunidades estão distribuídas para as unidades de todas as regiões do Estado de São Paulo. São 97 opções de cursos superiores de tecnologia gratuitos, presenciais e no formato online, que têm duração mínima de três anos. As informações sobre cursos, vagas, períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.
Confira as vagas disponíveis em Itapetininga:
- Agronegócio (Noite): 34 vagas;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Manhã e Noite): 34 vagas para cada turno;
- Comércio Exterior (Manhã e Noite): 24 vagas para cada turno;
- Gestão Ambiental (Manhã): 24 vagas
- Gestão da Produção Industrial (Noite): 24 vagas
- Gestão Empresarial (EaD – a distância): 40 vagas
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular das Fatecs, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.
Inscrições
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br, até 12 de dezembro, às 15 horas. O interessado deve preencher a ficha, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 60, conforme orientações disponíveis no Manual do Candidato e na Portaria. No momento da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por outro, em qualquer Fatec e período.
As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber data e horário de atendimento.
Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida do CPS concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
O candidato deve verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser efetuada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
O candidato com deficiência ou que necessite de condições especiais para fazer a prova deve incluir essa informação na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na ‘Área do Candidato’, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É possível solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou local adaptado para fazer o exame. Também pode pedir condições especiais candidatos de unidades prisionais e candidatas em fase de amamentação.
O candidato transgênero que deseja ser tratado pelo nome social deve dar essa informação no ato da inscrição, no campo específico. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar, durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente. É de inteira responsabilidade do interessado o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.