O governo estadual confirmou a construção da rotatória na principal entrada de Itapetininga, a Sarutayá. O anúncio fala de implantação do dispositivo, mas não consta a construção de viaduto com a rotatória em desnível. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, dia 22, no Palácio do Bandeirantes pelo governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia, conforme havia antecipado em recente agenda oficial a Itapetininga.
De acordo com a prefeita Simone Marquetto, o investimento irá garantir a fluidez do trânsito do principal acesso ao centro de Itapetininga. “Esta obra trará melhoria ao tráfego, mas também a expansão da cidade”, mencionou. Ela também destacou que o trecho está sob a administração do DER, por isso solicitou que o órgão incluísse o local nos futuros pontos de aplicação de recursos públicos.
“Uma reivindicação antiga dos moradores do bairro que finalmente será atendida”, disse o deputado Edson Giriboni. O governo estima investir R$1,7 milhão na melhoria.
Em janeiro deste ano, a prefeita esteve reunida com o Luiz Alberto Fioravante assessor técnico da secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado SP e com Claudia Bachega que gerencia as ferramentas de tecnologia dos projetos do DER e teve acesso ao projeto. A prefeita publicou a foto do encontro nas redes sociais.
O programa do governo estadual prevê obras de conservação especial, manutenção, recape e implantação de nova sinalização de rodovias estaduais. O edital das obras deve ser publicado até julho e a previsão é que os serviços sejam iniciados até o final deste ano. O prazo de conclusão das obras varia de 4 a 14 meses.
Na região, também faz parte do programa Estrada Asfaltada, a revitalização da SP-268, no trecho de Angatuba. Em Sarapuí, será feito o recapeamento no trecho de acesso da rodovia Raposo Tavares ao centro da cidade. Na SP-250, na ligação entre Pilar do Sul a São Miguel Arcanjo. Também estão incluídos os acessos na SP 258 em Itararé, e também entre Iperó e Boituva, na SP-280.
Obras em 2015 e 2016
Em 11 de março de 2015, uma cratera se abriu depois de um período de chuvas na cidade. Após alguns dias, o buraco se expandiu e engoliu mais da metade do acesso. Para evitar mais desastres, a Defesa Civil interditou casas e uma creche próximas ao local. A prefeitura chegou a anunciar estado de emergência no município. A via só foi reaberta para o tráfego de veículos e pedestres em 7 de agosto de 2015. A reconstrução custou R$ 2,7 milhões. Porém, em janeiro de 2016, parte de um barranco que sustenta o trecho desmoronou e a via foi interditada novamente. Por conta do deslizamento cinco casas também foram desocupadas. O deslizamento também fez com que cinco casas fossem interditadas. Na época um laudo apontou uma instabilidade no aterro após uma empresa de telefonia realizar reparos no local. Após sete meses, o DER e a empresa de telefonia não entravam em acordo para realizar o reparo. E em agosto o DER informou que as obras seriam concluídos no prazo de 40 dias. Questionado sobre o valor da obra e se houve licitação, o DER respondeu que não houve um valor isolado desembolsado pelo DER para os reparos, já que os serviços foram realizados por equipes de conservação, que possuem contrato específico para a finalidade de manutenção.