A cidade de Itapetininga vai participar pelo segundo ano consecutivo do maior festival científico do mundo, o Pint of Science. Trazendo pesquisas relevantes produzidas por profissionais locais, o objetivo é fomentar o debate e reforçar a importância da ciência para o desenvolvimento social.
Os temas das palestras serão: Ciência e autonomia feminina, para discutir o papel da mulher na ciência a partir de trabalhos e de experiências reais; Cidadania, esporte e educação: com a apresentação de estudos de caso, o debate visará a necessidade de políticas públicas para o esporte; e Meio-ambiente, ciência e vida:em que será abordada a problemática da poluição do rio Itapetininga.
No ano passado, nos três dias de evento, pesquisadores de Itapetininga trouxeram assuntos diversos de interesse científico para a cidade, em linguagem acessível, mas que nem sempre são conhecidos da população. Os temas abordados foram: Energia, Inovação e Desenvolvimento: uma relação casual? (https://youtu.be/wpu0tmOoKyw); A saúde frente à pandemia na pós-globalização: por que a pesquisa é importante à dignidade humana? (https://youtu.be/mQe3KE6XAXk); e O quanto de ciência existe no que comemos? (https://youtu.be/dCFTBSdDM8o)
Assim como no ano passado, neste ano as palestras também serão transmitidas pelo YouTube do Pint of Science Online – Brasil e ficarão gravadas e poderão ser assistidas pelo pelo mesmo canal.
Em 2020 o festival passou a ser online por causa da Covid-19 e contou com público de aproximadamente 34 mil pessoas no Brasil. Nos próximos 17, 18 e 19 de maio terá a participação de 67 cidades.
O Pint of Science nasceu na Inglaterra em 2012, idealizado por pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos, como bares e restaurantes. A ideia era tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal.
Ficha técnica:
Programação do Pint of Science 2021 – Itapetininga
Dias do evento: 17,18 e 19 de maio de 2021
Horário: 18h30 às 20h
Site: https://www.youtube.com/c/PintofScienceBrazil/
E-mail: pintofscienceitapetininga@gmail.com
Coordenação: Cassiano Terra Rodrigues
Data: 17/5 – segunda-feira
Horário: 18h30 às 20h
Site: https://www.youtube.com/c/PintofScienceBrazil/
Assunto da mesa: Ciência e autonomia feminina.
Palestras/palestrantes: 1) “Autonomia feminina e disputa pelo poder no cenário internacional”, 1) Cláudia Almeida Colaferro (Plataforma AngelUs); 2) Paula Granato (FATEC-Itapetininga); 2) “Educação profissional e inserção no mundo do trabalho das jovens mulheres estudantes de eletromecânica em Itapetininga”, Mirella Soares (Letras/FFLCH-USP); e 3) “Ciência e autonomia feminina – uma dupla de sucesso?” Samira Albuquerque (Inatram).
Mediadora: Dea Paulino (Artista, poeta e pesquisadora do Movimento Autêntico).
Data: 18/5 – terça-feira
Horário: 18h30 às 20h
Site: https://www.youtube.com/c/PintofScienceBrazil/
Assunto da mesa: Cidadania, esporte e educação
Palestras/palestrantes: 1) “Educação Física e esporte nos Institutos Federais”, Profª Drª Jéssica Félix Nicacio Martinez (IFSP-Itapetininga) e “A sistematização de uma política pública esportiva: um estudo de caso”, Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida (UNITAU)
Mediadora: Profª Drª Regiani Zornetta (IFSP-Itapetininga)
Data: 19/05 – quarta-feira
Horário: 18h30 às 20h
Site: https://www.youtube.com/c/PintofScienceBrazil/
Assunto da mesa: Meio-ambiente, ciência e vida
Palestras/palestrantes: 1) “Poluição de Recursos Hídricos”, Prof. Dr. Frederico Guilherme de Souza Beghelli (FATEC/Itapetininga); 2) “História da Ocupação Humana das bacias hidrográficas do Alto Paranapanema, Rio Sorocaba e Médio Tietê”, Prof. Dr. Thiago Timo (EMBRAPA Pantanal); 3) Vinícius Válio (professor Universitário e Consultor Ambiental).
.
Mediador: Maurício Hermann de Souza (Aliança Socioambiental)
Acompanhe a programação do ItapeScience nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.comm/ItapeScience
Instagram: https://www.instagram.co/itapescience/