Por: Bruno Xavier
Os Jogos Regionais não são apenas uma competição; são um verdadeiro celeiro de talentos e histórias de superação. Entre os esportistas se destaca a técnica e competidora de atletismo, Karina França. Ela estará presente na disputa nos dias 22 e 23 de julho, no Sesi, localizado na Avenida Padre Antônio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco. A entrada é gratuita.
Com apenas 8 anos, França iniciou sua carreira como atleta na equipe de base de Itapetininga, que realizava treinos semanais na antiga pista do Clube Atlético Sorocabana De Itapetininga (CASI), administrada pelos professores Cipriano e Alemão.
França comenta sobre os maiores desafios que enfrentou como atleta. “Eram sempre relacionados à condição financeira. Na época, tanto eu quanto alguns atletas não tínhamos condições para investir em materiais individuais como tênis e sapatilhas. Chegamos a competir muitas vezes descalços, o que inclusive deu origem a um projeto na época chamado ‘Pé no Chão’”.
Ela acumula em sua carreira mais de nove participações nos Jogos Regionais como atleta e técnica. Durante sua trajetória, aprendeu lições que considera importantes. “Aprendi a não desistir dos meus sonhos e planos por causa das dificuldades externas. Enquanto a vontade, o foco e a disciplina forem maiores do que todos os contras, ainda há esperança de conquista.”
Sobre os Jogos Regionais, ela relembra os jogos na cidade de São Roque, onde, mesmo com uma torção no tornozelo, não deixou de competir no revezamento 4×400 metros. “Não podia deixar minha equipe na mão. O professor Cipriano improvisou uma imobilização, eu corri e fui direto para o hospital após sair da pista”, relembrou.
Este ano, França estará participando das provas de pista de 400 metros e 800 metros. Sobre sua expectativa para os jogos que acontecerão em sua cidade, ela comenta: “Estou empolgada por ter os jogos novamente em nosso município e poder rever alguns amigos que ainda competem. Fora do treinamento específico, é sempre bom poder contribuir”, concluiu.