Nos conteúdos de áudio e agora em vídeo através do canal do YouTube, os apresentadores itapetininganos Henrique e Guilherme, abordam mensalmente temas como finanças, comportamento pessoal, vendas e alguns clássicos da literatura mundial para ouvintes de todas as partes do mundo, como Europa, Angola, Arábia Saudita e diversos outros lugares. Tudo através de um estúdio improvisado na casa de um dos apresentadores que miram alto em seu crescimento.
Durante a pandemia, a criação de podcasts sobre os mais diversos assuntos teve um aumento significativo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts nesse período. E foi justamente durante a pandemia da Covid-19 que nascia o LivrandoCast.
O criador e apresentador Henrique Tomaz, conta como a ideia surgiu. “Tudo começou em 2020, um ano bastante caótico para todo mundo, devido à pandemia. Antes da Covid-19, eu já tinha o hábito de escutar podcasts em função da faculdade, já gostava bastante e, além disso, também lia conteúdos sobre desenvolvimento profissional/pessoal. Até que um dia, eu estava meio triste por causa do lockdown e tive essa ideia de misturar o gosto que tinha por livros com o hábito de escutar podcasts”.
Guilherme Augusto, o co-apresentador do LivrandoCast, falou sobre como o convite do amigo Henrique. “A ideia do podcast surgiu da necessidade de entretermos nossas mentes no período da pandemia. Eu particularmente nunca tive um grande interesse por podcasts. Essa admiração vem do Henrique, ele sempre foi um grande ouvinte de diversos podcasts, como, por exemplo, o Resumo Cast ou o Xadrez Verbal. Eu sempre fui mais para o lado do conteúdo visual. Durante os meus 16 até 21 anos fui muito ouvinte/telespectador do programa Pânico na rádio que me conquistou pela sua simples forma de não seguir padrões”.
Ambos explicaram que a decisão de abordar sobre livros foi porque agregam valores para a vida pessoal e profissional dos ouvintes. De acordo com a dupla, nada melhor e mais útil do que um podcast sobre livros para uma geração sobrecarregada pelo excesso de informações. Daí o nome LivrandoCast.
E desde 2020 o podcast tem se consagrado. Recentemente, eles cobriram a 1ª Bienal de Livros de Itapetininga, entrevistando alguns escritores independentes. “Nosso principal objetivo continua sendo o mesmo: produzir conteúdo que agregam de alguma forma na vida dos ouvintes”, diz Henrique.
Guilherme ainda complementa: “A nossa grande meta para o podcast é fazer com que ele se torne conhecido pelo grande público, sem perder a essência. Sabemos que o público hoje tem grande interesse em conteúdo rápido e pobre em informação E manter a seriedade em um material socioeducativo e agradar ao público não é algo simples. Se a informação do livro foi passada, o público aceitou, concluímos o nosso objetivo”.
O LivrandoCast está disponível em todas as plataformas de áudio e mídias sociais, e agora também no YouTube.