Desde de dezembro de 2025, estão em vigor as novas regras que facilitam o processo com cursos teóricos online e redução da carga horária prática, visando reduzir custos e o número de motoristas sem habilitação. Em Itapetininga, até o momento, as mudanças ocorreram apenas na diminuição de obrigatoriedade das aulas e limitação no valor de exames médicos.
De acordo com o instrutor de trânsito, Thiago de Moraes, havia uma certa burocracia que atrasava os processos para os interessados em tirar a primeira habilitação. “Antes, os alunos levavam meses para tirar a CNH, por conta de toda a burocracia. Hoje, a principal mudança é com relação a obrigatoriedade das aulas práticas, que de 20 passaram para apenas duas, e o curso teórico, que agora pode ser feito de forma online, pelo aplicativo da CNH Brasil”.
Os alunos devem estudar da mesma forma para a prova teórica que permanece sendo de 30 questões, com no mínimo 21 acertos para evitar a reprova. As taxas de reprova continuam sendo as mesmas, sendo de aproximadamente R$ 55,00. Já os exames médicos, como o psicotécnico e o de vista não devem ultrapassar R$ 90,00 cada.
Segundo Thiago, as autoescolas e instrutores ainda estão se adaptando à mudança. “Com a mudança, a autoescola fica opcional, com as aulas podendo serem feitas em um veículo próprio, com instrutor autônomo, ainda com a obrigatoriedade de no mínimo duas aulas, até que o candidato sinta-se preparado para o exame. Entretanto, o sistema do Detran-SP ainda não está aceitando essa última modalidade”.
Desde dezembro, o candidato pode ir direto ao Poupatempo ou baixar o aplicativo da CNH Brasil, onde ele será encaminhado pelo Detran-SP para a realização dos exames médicos. “Terminando o curso teórico e passando em todos os exames, é só agendar a prova teórica para iniciar as aulas práticas, nesse caso, por enquanto, em uma autoescola. Fazendo as duas aulas obrigatórias e sentindo-se pronto para o exame, é só marcar e esperar a aprovação”.
Para ler mais notícias como essa, acesse a área de Cidade.
















