Cerca de 50 inscrições foram recebidas pela Prefeitura de Itapetininga no novo edital com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc. Serão distribuídos R$ 140 mil reais para a execução de 18 novos projetos do segmento cultural.
A lista de homologação das inscrições foi publicada no Semanário Oficial da última terça-feira. O próximo passo do edital é a publicação final e abertura de prazo para recurso. De acordo com o Executivo, o edital prevê a possibilidade de recurso após a classificação final.
Segundo a prefeitura, os pagamentos serão realizados conforme o edital publicado. As assinaturas dos termos de compromisso estão previstas para o dia 29 de outubro.
As inscrições ao processo foram realizadas até 08 de outubro no site oficial da prefeitura de Itapetininga. Para participar do processo é necessário que o interessado estivesse cadastrado no Mapa Cultural de Itapetininga.
Serão contempladas propostas vinculadas ao setor artístico e cultural, abrangendo diversas linguagens como ação de enfrentamento à pandemia da COVID-19.
O chamamento para o certame foi elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo buscando atender os mais variados segmentos da cultura itapetiningana.
Fomento para o setor cultural
A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como os espaços culturais, no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.
Em Itapetininga, foram lançados em 2020, pela Secretaria de Cultura e Turismo, dois editais da Lei Emergencial, que beneficiaram 51 projetos; a maioria deles já em fase final de execução.