O jornalista Edmundo Vasques Nogueira entrevistou o empresário Luís Carlos Person
No último domingo, 10, foi realizada a 96.ª cerimônia de entrega do Oscar 2024, em Los Angeles. Durante a cerimônia comandada por Jimmy Kimmel foram anunciados os vencedores nas diversas categorias. “Oppenheimer”, indicado em treze categorias, foi o grande vencedor com sete estatuetas. O longa “Pobres Criaturas”, do diretor grego Yorgos Lanthimos, ficou com 4 estatuetas. “Barbie”, sucesso de bilheteria no ano passado levou o prêmio de “melhor canção original”.
“Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, é inspirado no livro biográfico “Prometeu Americano: o Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”. Ambientado na 2ª Guerra Mundial, o drama acompanha a vida do cientista Oppenheimer (1904 – 1964) responsável por liderar o Projeto Manhattan, um programa confidencial dos EUA, que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.
Para quem não assistiu nos cinemas o longa “Oppenheimer” nos cinemas, a boa notícia é que o filme será disponibilizado em breve no streaming. Segundo o site Omelete, o lançamento está marcado no Telecine e Prime Video em 8 de abril.
O professor de Física Edilson Fernandes Cipriano não conseguiu assistir o filme dirigido por Nolan quando foi exibido nos cinemas da região e está ansioso para assisti-lo no streaming. “Robert Oppenheimer destacou-se não apenas como um renomado físico, mas também como um habilidoso líder, capaz de reunir um grupo de cientistas brilhantes e colaborar efetivamente com militares durante o Projeto Manhattan”, explica.
Porém ele lamenta não poder usar o filme na sala de aula das escolas do Estado. “Embora o filme seja uma ferramenta valiosa para uso na rede pública, sua eficácia é comprometida devido ao volume excessivo de slides fornecidos pela Secretaria Estadual da Educação”, comenta.
VENCEDORES DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS
FILME
“Oppenheimer”
ATRIZ
Emma Stone, por “Pobres Criaturas”
ATOR
Cillian Murphy, por “Oppenheimer”
ATRIZ COADJUVANTE
Da’Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”
ATOR COADJUVANTE
Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”
DIREÇÃO
Christopher Nolan, por “Oppenheimer”
ANIMAÇÃO EM LONGA-METRAGEM
“O Menino e a Garça”
ROTEIRO ORIGINAL
“Anatomia de uma Queda”
ROTEIRO ADAPTADO
“American Fiction”