A Prefeitura de Itapetininga está se preparando para celebrar o aniversário de 253 anos do Município. A festa deve ter shows musicais, rodeio, prova de laço e parque de diversão, tudo no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra. Para isto, o Executivo abriu licitação para o credenciamento e contratação de Pessoas Jurídicas para realizarem os eventos no mês do aniversário, com previsão para ocorrer durante os dias 04, 05, 09, 10, 11, 12 e 26 de novembro de 2023.
De acordo com o documento, disponível no site da prefeitura, para uma melhor organização serão divididos em dois lotes, sendo: Lote 1 – Shows artísticos e Rodeio (dias 04, 05, 09, 10, 11, 12 de novembro de 2023); Lote 2 – Shows artísticos (dia 26 de novembro de 2023)
A empresa vencedora do Lote 1 deverá promover cinco shows artísticos de grande porte, a serem realizados no período noturno, um show infantil no dia 05 de novembro, a contratação de um parque de diversões com no mínimo dez brinquedos distintos. Ainda no Lote 1 a empresa vencedora deverá organizar no mínimo uma etapa de um circuito de rodeio e uma etapa da prova de laço.
Os rodeios chegaram a ser proibidos em Itapetininga após aprovação de uma lei municipal em 2013. Mas, em 2019 O PL 17/2019 foi aprovado na Câmara Municipal e a então prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, sancionou a lei que libera a realização de rodeios na cidade.
O lote 2 prevê a realização e shows.
Para a comemoração dos 253 anos de Itapetininga, a licitação segue os moldes da tradicional Expoagro, a licitação prevê que o evento deverá ser realizado em sua totalidade pela empresa vencedora, com custo zero para a prefeitura, não havendo qualquer contrapartida financeira a ser paga pelo Município de Itapetininga. Além disso, as empresas vencedoras terão direito de exploração comercial de gêneros alimentícios/bebidas e camarotes durantes os eventos.
As empresas vencedoras ainda não foram divulgadas no portal da transparência.