A Prefeitura de Itapetininga confirmou nesta quinta-feira, dia 20, a terceira morte por Dengue no município. A vítima foi uma mulher, de 78 anos. Sua morte, no entanto, ocorreu em 13 de junho no Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB), devido às comorbidades. A Secretaria de Saúde confirmou a doença no dia 18.
Até o momento, Itapetininga registra um total de 3.857 casos de Dengue. Além disso, foram identificados dois casos de Chikungunya e nenhum de Zika.
Começou nesta segunda-feira a vacinação contra a dengue crianças e jovens de 10 a 14 anos. O município foi uma das cidades incluídas em uma nova lista do Ministério da Saúde para receberem o imunizante.
A vacina estará disponível em todos os postos de saúde, tanto da área urbana como rural, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.
Para se vacinar é necessário que os pais ou responsáveis levem a criança ou adolescente até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e apresentem documento do vacinado e carteira de vacinação (se possuírem).
A Prefeitura reforça a importância das medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada, que são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. A população é orientada a colaborar com as ações de combate ao mosquito e a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de manchas vermelhas na pele.
A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta acionar os seguintes contatos para denúncias. O telefone do Setor de Controle de Vetores – (15) 3273-2567, ou também ligar para 156. O morador pode recorrer para a Ouvidoria SUS – 0800 774-3990.
Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização com multa prevista superior R$ 2 mil.