Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos da cidade. Outra mudança é o endereço. Deixa a Estação Experimental Itapetininga do Instituto Florestal, que fica próxima à estrada vicinal Maestro Benedito Pompeu de Jesus. Até março mantinha o mesmo endereço.
Conforme apuração da reportagem, a insistência em manter a construção naquele local facilitou que o projeto permanecesse na gaveta por longo período. A Fazenda do Estado faz pesquisa, melhoramento genético e o plantio de aproximadamente 300 hectares de Pinus Elliotti, desde o final da década de 50. Havia um imbróglio que impedia que parte do imóvel fosse desapropriada ou doada. Isso é considerado desafetação pela Justiça, ao alterar sua destinação original.
Segundo fontes políticas, a Prefeitura de Itapetininga faz estudos próximo do bairro Capão Alto, ao lado da Etec Prof. Edson Galvão. No mês passado, o prefeito Jeferson Brun (Republicanos) informou que foi anunciada a doação de uma área pertencente ao Estado de São Paulo para o aeroporto municipal, em Itapetininga.
Conforme ainda informações da administração municipal, o governo estadual teria aceitado os documentos preliminares para iniciar o processo de doação. Havia a promessa de que o secretário de Agricultura iria conduzir o processo para efetivar a implantação do aeroporto, “avançando com os procedimentos necessários para a concretização do projeto”.
Questionada, a Prefeitura de Itapetininga informou que “os detalhamentos sobre a doação de área para a construção do aeroporto serão informados de acordo com as tratativas conduzidas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do chefe do Executivo.