A Secretaria de Saúde de Itapetininga realiza uma campanha para alcançar a meta de 95% das crianças que não foram vacinadas contra a Poliomielite , que inclui 7924 crianças menores de 5 anos. Até esta terça-feira, 25 de junho, 734 crianças (9,26%) receberam a dose. O objetivo principal da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e minimizar o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, reforçando assim as medidas para a erradicação da doença.
A vacina está disponível em todos os postos de saúde até o dia 30 de junho. A iniciativa ocorre durante o horário de funcionamento de cada unidade.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode causar paralisia dos membros inferiores. A doença é contagiosa e pode acarretar na paralisia dos membros inferiores. A vacina é a única forma de prevenção.
Especialistas da área da saúde afirmam que é de extrema importância que todas as crianças menores de 5 anos sejam vacinadas, garantindo não só a proteção individual, mas também contribuindo para a saúde coletiva da comunidade.
A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
“A poliomielite é uma doença grave, que pode causar sequelas permanentes, como paralisia muscular e deficiência física. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir essas complicações e garantir a proteção contra a doença.
“A baixa cobertura vacinal pela poliomielite torna a população mais suscetível à doença, aumenta o risco de surtos e epidemias, além de representar uma ameaça à saúde pública. Torna mais distante a tão sonhada erradicação global da doença” afirma a médica pediatra Mônica Guarnieri Machado. Mônica é especialista em Saúde Pública e Adolescência, tem 35 anos de experiência de trabalho no SUS e atualmente é professora da Faculdade de Medicina Santa Marcelina.
“É fundamental que as pessoas se conscientizem desta importância, que as teorias da conspiração sejam esclarecidas, que as pessoas percam este medo infundado… estão se colocando num risco imenso por acreditar em “fake news”, em colocações inconsequentes. Precisamos melhorar a adesão da população à imunização, a fim de proteger a saúde e o bem-estar de todos”, conclui a médica.
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacina contra a Poliomielite está disponível em todos os postos de saúde da cidade, durante horário de funcionamento das unidades (área urbana – 8h às 17h. área rural – 8h às 15h) e também nos Pronto-Atendimentos da Vila Rio Branco e Jardim Mesquita, das 18h às 21h.