O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itapetininga realiza o atendimento de emergência e transporte pacientes na região. Operando desde 2010, a central regional coordena em média 1.500 atendimentos mensais. Estão envolvidos no auxílio médico em Itapetininga e outros seis municípios: Alambari, Angatuba, Guareí, Quadra, Sarapuí e Tatuí.
Segundo a coordenadora geral do Samu, em Itapetininga, Juliana Moz, o serviço é fundamental para os moradores. “Salvar vidas é uma missão que nos enche de orgulho todos os dias, mas sem dúvida, quando a vida é apresentada ao mundo pelas mãos das nossas equipes, esse momento nos emociona unicamente e nos faz reafirmar, com a mais absoluta certeza, de que estamos no caminho e profissão certos”.
Moz conta que a unidade oferece assistência em episódios como o parto das gêmeas prematuras realizado pelos socorristas do Samu em fevereiro deste ano. A redução do tempo de auxílio em casos como mal súbito, problemas relacionados a doenças cardiovasculares e acidentes domésticos e de trânsito entre outros contribui diretamente no salvamento de vidas que tornam os atendimentos gratificantes.
“Salvar vidas é uma missão que nos enche de orgulho todos os dias, mas sem dúvida, quando a vida é apresentada ao mundo pelas mãos das nossas equipes, esse momento nos emociona unicamente e nos faz reafirmar, com a mais absoluta certeza, de que estamos no caminho e profissão certos”, acrescentou.
A regulação centralizada em Itapetininga permite uma gestão dos recursos e a rápida mobilização das equipes conforme a necessidade dos casos. O modelo de operação colaborativa assegura que os serviços não fiquem restritos por limites municipais. Por exemplo, se necessário, uma equipe de suporte avançado de Itapetininga pode ser enviada para Tatuí ou Guareí, e vice-versa.
Desde sua instalação, a central regional de Itapetininga, situada na Praça Gaspar Ricardo, 18, tem sido o núcleo para a regulação médica de urgências. Utilizando o telefone 192, os moradores das cidades abrangidas têm acesso a um atendimento rápido e eficiente. A base do Samu em Itapetininga é composta por uma equipe diversa e qualificada, distribuída em diferentes tipos de unidades de suporte.