No último sábado, dia de junho o Espaço Travessa 81 apresentou o show do quarteto Cris Bloes, com a participação especial da musicista Ângela Ferrari, com uma homenagem à professora e pianista itapetiningana Vasti de Souza Almeida.
Vasti de Souza Almeida, pianista, maestrina e professora de música, é uma das figuras centrais na vida cultural da cidade. Artista de profunda sensibilidade, a maestrina deixou uma lacuna irreparável no cenário musical de Itapetininga. Sua dedicação à música era um exercício contínuo de paixão pela arte que aprendeu a amar desde criança com a família. Quem teve o privilégio de aprender com ela na rede pública ou na Escola Livre elogia sua dedicação generosa ao ofício.
Sua paixão pela música foi cultivada desde cedo, tocando na igreja a partir do batizado de seu irmão caçula e nunca mais parou.
Publicou o livro “A nacionalização musical de Brazílio Itiberê da Cunha – um diplomata músico” e lançou seu CD aos 70 anos, uma prova de seu talento e dedicação. Mesmo aposentada, Vasti continuou a ensinar piano, mantendo-se sempre atualizada através de aulas com Cris Bloes e recebendo premiações por sua atuação como pianista em Itapetininga.
tapetininga sente profundamente a falta da Dona Vasti, cuja energia e amor pelas artes deixaram uma marca eterna na cidade e em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Seu exemplo de força, determinação e amor continua a inspirar sua família e a comunidade.