Neste domingo, dia 12 de maio, é celebrado o Dia das Mães, em vários países e é uma ocasião para homenagear as mães e outros cuidadores que desempenham um papel fundamental na vida de suas famílias. Além disso, é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.
Segundo a Associação Comercial de Itapetininga, as vendas deste ano estão previstas para crescer cerca de 5% em relação ao ano passado, segundo estimativas do comércio brasileiro. A data, considerada o “segundo Natal” para o setor varejista, sempre se destaca como um dos melhores períodos do ano para vendas, com expectativas positivas para lojistas em todos os segmentos.
A procura por presentes para mães impulsiona tradicionalmente os setores de moda e acessórios, beleza e comércio em geral, mas praticamente todos os setores se beneficiam da data. A Associação Comercial de Itapetininga explica que as lojas estão apostando em diversas estratégias para atrair clientes, desde promoções e descontos especiais até pacotes diferenciados e novas coleções.
O comércio brasileiro tem adotado, cada vez mais, estratégias de vendas online e delivery, em resposta à mudança nos hábitos de consumo pós-pandemia. Embora as vendas presenciais ainda sejam valiosas por proporcionar uma experiência personalizada ao cliente, muitos lojistas perceberam o potencial do ambiente virtual para ampliar suas vendas e atingir um público mais amplo.
Para este ano, os consumidores poderão encontrar uma série de opções especiais para presentear as mães, como produtos personalizados, embalagens temáticas, e até mesmo experiências únicas, como serviços de spa e viagens. A expectativa é que a data impulsione as vendas e gere um aumento significativo na movimentação econômica.
Ainda em nota a Associação Comercial explica que com uma combinação de marketing estratégico e atenção às preferências dos consumidores, os lojistas esperam que o Dia das Mães deste ano seja um sucesso, superando as expectativas de vendas e consolidando a data como um dos momentos mais importantes para o comércio brasileiro.