A beatização do Padre Donizetti

Com fortes raízes em Itapetininga, o conhecido e venerável Padre Donizetti (Tavares de Lima), deverá, nos próximos meses, ser beatificado pelo Papa Francisco. O decreto de Beatificação foi emitido neste recente mês de abril, onde reconhece o milagre em favor do menino Bruno Henrique de Oliveira, curado de uma deformidade congênita das pernas.
Nascido na cidade d Cássia, em Minas Gerais, era irmão do professor de música da “Peixoto Gomide”, Modesto Tavares de Lima, pai de Chopim Tavares de Lima, ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo.

Construiu a Igreja N.S. Aparecida, de quem era devoto, em Tambaú. Foi pároco naquele município, transferido para Vargem Grande do Sul. Presenciou um terrível e fatídico incêndio na Matriz daquela cidade, destruindo completamente aquele templo. Das 23 imagens que haviam no local, restou apenas a da N.S. Aparecida. Em razão deste i infausto acontecimento, construiu um Santuário para a Virgem Santíssima.

Nos idos de 1950, Tambaú foi cenário de um fenômeno religioso. Padre Donizetti curou as pernas de um vendedor ambulante e a ocorrência repercutiu em toda a nação. Romeiros surgiram para obter suas benção, inclusive de Itapetininga, que para lá se dirigiam com “fé e esperança”, Chegou a receber, em poucos dias, 40 mil visitantes para realizar as curas milagrosas e até mesmo pessoas procedentes de vários países do mundo.

A pequena e pacata cidade do interior paulista se tornou, então, um centro religioso promovido pela fé e cujos peregrinos ficavam esperando as bençãos miraculosas.
O decreto menciona que Padre Donizetti Tavares de Lima, sacerdote brasileiro falecido em 1961, em Tambaú, desenvolveu diversas obras sociais, dentre as quais à do Asilo São Vivente de Paula, Associação de Proteção à Maternidade e Infância, congregação Mariana e o Círculo Operário Tabaunense.

Exerceu o sacerdócio como Jesus Cristo, a serviço dos pobres, marginalizados, viveu seu sacerdócio de maneira simples e humilde, tudo a disposição do povo, Pela sua opção pelos pobres era chamado por uma parcela do sociedade como o “Padre Vermelho”.
Uma frase lapidar marcou sua abençoada vida:” Para quem não crê em Deus nenhuma explicação é possível, mas quem crê nenhuma explicação é necessária”. O saudoso padre Donizetti, esteve em Itapetininga por diversas vezes em visitas ao seu irmão Modesto Tavares, residente no Largo da Matriz, nas décadas de 1940 e início de 1950.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.