A Capital de São Paulo e a Bíblia

A capital do estado de São Paulo foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554. Surgiu de um colégio construído entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú. O rio Anhangabaú foi canalizado e está sob o asfalto, enquanto que o Tamanduateí corre sobranceiro para o rio Tietê, que corta o estado de São Paulo. A cidade recebeu o nome de São Paulo, pois foi no dia vinte e cinco de janeiro, segundo uma tradição, que Saulo se converteu, tornando-se Paulo, como discípulo de Jesus.

Conversão não é mudança de religião, mas de ideia, de opinião, de vida, de costume e de comportamento. O teólogo Louis Berkhof, discorrendo sobre a conversão verdadeira, afirma que ela “é o resultante ato consciente do pecador pelo qual pela graça de Deus, volta-se para o Criador com arrependimento e fé”. Na igreja há muitos que estão na comunidade pensando nas vantagens materiais que podem usufruir. Há, no entanto, um número de fiéis que trabalham por amor, com amor e para a glória de Deus.

Saulo, antes da conversão, era um homem mau. Ouvira a mensagem inspirada e iluminada de Estevão, o primeiro diácono cristão e o primeiro mártir, mas não se converteu. Viu o seu apedrejamento e as suas dores atrozes, porém não se converteu. Ouviu a declaração de Estevão: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à destra de Deus”, mas não se converteu. Ouviu a oração de Estevão, quando estava no estertor da morte: “Senhor Jesus recebe o meu espírito”, mas não se converteu.
Há um provérbio popular que assim diz: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”. Não se converteu, ouvindo a Palavra de Deus que é viva e eficaz. Não se converteu pela pregação do Evangelho. Não se converteu movido pelo amor, demonstrado por Estevão a Cristo. Não se converteu com o apedrejamento do servo de Jesus.

Depois da morte do homem, cujas roupas segurara para que as pedras ferissem ainda mais o corpo do discípulo de Jesus, pediu cartas para o sumo-sacerdote para prender os discípulos de Jesus. Naquele tempo os alunos de Jesus não eram chamados de cristãos, católicos, protestantes, evangélicos, pentecostais e outros nomes afins, porém eram denominados os homens do “Caminho”. Saiu Paulo de Jerusalém e foi para as bandas de Damasco. Na estrada, quando se aproximava de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, como um raio, e Saulo caiu em terra. Ouviu uma voz que vinha do céu: “Saulo, Saulo, por que me persegues”? Saulo, homem corajoso e arrojado, indaga humildemente: “Quem és tu Senhor”? Ouviu ainda deitado no chão: “Eu sou Jesus a quem tu persegues”. Cristo cumpria o que dissera aos seus discípulos: “Eu estarei convosco até a consumação dos séculos”.

Jesus saíra em defesa de suas ovelhas e Paulo, diante da intervenção divina, aceitou a Cristo como seu único e suficiente salvador. Teve o seu nome mudado e de Saulo passou a ser Paulo, o grande divulgador dos ensinos de Jesus. Saulo quer dizer desejado, todavia Paulo, pequeno. Tornou-se pequeno para os homens, mas grande para Deus. Jesus disse para Ananias, o homem que batizou Saulo, que Paulo seria um instrumento para levar o seu nome para os gentios, para os reis e para os filhos de Israel.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.