A Metafísica e Jesus ou Pilatos e a Verdade

A Metafísica divide-se em três partes, tais como: A Crítica do Conhecimento, que estuda a natureza, as possibilidades e os limites do conhecimento; a Ontologia, que estuda os princípios constitutivos do ser e as condições mais gerais de tais realidades; a Teodiceia, que estuda, à luz da razão humana, a existência, a natureza e a ação de Deus.
Tudo isso é bonito e destacado pelos filósofos. A Crítica do Conhecimento é também, chamada Noética ou Gnosiologia. O seu objetivo é determinar a natureza dos limites e das possibilidades do conhecimento. Como disciplina independente surgiu pela primeira vez, na filosofia moderna, com a obra de John Locke “Ensaio sobre o Conhecimento”. O verdadeiro sistematizador, no entanto, foi Kant com a sua famosa obra: “Crítica da razão Pura”. A análise mais profunda e rigorosa da questão gnosiológica foi realizada pela filosofia contemporânea por Nicolau Hartmann, representante mais autorizado da corrente fenomenológica.
O problema da crítica do conhecimento se desdobra em duas questões: A- somos capazes de conhecer a verdade? B- Qual é a extensão do conhecimento humano? Tudo isso que foi tratado no preâmbulo, é Filosofia, porém o objetivo é outro.
Sim, do ponto de vista teológico, tomando como base a Bíblia, podemos conhecer a verdade. Pilatos, quando julgava Cristo, além de outras perguntas, interrogou-lhe: “Logo tu és rei? ” Respondeu Jesus: “Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. ” Afirma João, o apóstolo, que Pilatos, depois, perguntou-lhe: “Que é a verdade? ” Não esperou a resposta de Cristo, mas, como assevera o evangelista, voltou aos judeus e lhes disse: “Eu não acho nele crime algum. ”
Que pena! Não temos a resposta de Cristo. Jesus, no entanto, bem antes do seu julgamento e condenação, disse: – “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. ” Pelas palavras do Mestre a verdade é uma pessoa e essa pessoa é ele mesmo, Jesus Cristo.
Jesus, quando defendeu a sua autoridade messiânica aos judeus, seus compatriotas, humanamente falando, disse-lhes: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. ” Cristo, quando os judeus lhe replicaram, ao dizer que eles eram livres, embora vivessem sob o jugo romano, disse-lhes: “Todo o que comete pecado é escravo do pecado. ”
Jesus, portanto, como Redentor, liberta o homem da pena do pecado, quando o pecador o aceita como salvador. Jesus, no presente, salva o pecador redimido pelo seu sangue da presença do pecado. Jesus, no futuro, salvará o seu discípulo da presença do pecado. O apóstolo Paulo afirma que os cristãos serão salvos da ira.
Jesus é a verdade que liberta.

Últimas

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

Ex-vereador condenado por estupro continua foragido

O ex-vereador de Itapetininga, Douglas Mateus Monari Baptista, conhecido como Douglas da Farmácia, permanece foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Ele foi condenado a 10...

Corpo de homem de 21 anos é encontrado em caixa d’água no Taboãozinho

Em um mês, cidade tem cinco mortes investigadas

Itapetininga registra, dentro de um mês, cinco mortes sendo investigadas. Até o momento, quatro das cinco ocorrências estão sendo investigadas como mortes suspeitas, enquanto a quinta investigação segue sob sigilo....

Santander abre 50 vagas para programa de Trainee

O Santander abriu inscrições para a 10ª edição de seu programa de Trainee. Com início previsto para janeiro de 2025, a iniciativa contempla oportunidades de trabalho em São Paulo, em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.