A Primeira Lei

A primeira lei se encontra no livro Bereshit ou Gênesis. Bereshit é o nome hebraico e Gênesis é o nome em português, derivado do grego. Afirma Moisés, o cronista da criação, que Adonai Elohim ou o Senhor Deus, disse ao ser humano: “De todas as árvores do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Fiz uma tradução literal do hebraico.) (Gênesis 2:16)

Alguém já disse em Latim que “dura lex, sed lex.” A lei é dura, mas é lei. Por brincadeira ou para mostrar que a lei nem sempre é igual para todos, Fernando Sabino, o cronista das alterosas, disse: “para os pobres é dura lex, sed lex. A lei é dura, mas é a lei. Para os ricos é dura lex, sed látex. A lei é dura, mas estica.”

Deus, que é um juiz justo, como afirmou o salmista, não faz acepção de pessoas. (Salmo 7:11) A lei é para todos. Todos estão debaixo da lei e todos que a transgredirem receberão o castigo que merece. O escritor da carta aos hebreus afirma que “o Senhor, isto é, Adonai, corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.” (Heb. 12:6) Açoitar no texto sagrado é corrigir, disciplinar.

Adão e Eva transgrediram a lei e foram castigados de acordo com os ditames do mandamento.  Os teólogos, que formularam a Confissão de Fé de Westminster, adotado pela Igreja Presbiteriana, disseram que “nossos primeiros pais, sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, pela tentação de Satanás, transgrediram o mandamento Divino, comendo do fruto proibido, e por isso caíram do estado de inocência em que foram criados.” Perderam o livre arbítrio. Perderam o jardim do Éden, primeira morada. Perderam a inocência. Perderam a paz e ficaram com medo de tudo e até de Deus. Ficaram sujeitos à morte física e à morte espiritual. Essa queda, como afirmam todos os teólogos, reduziu o gênero humano, a um estado de pecado e miséria.

Hoje, o homem diz que possui o livre arbítrio, mas a sua tendência é sempre para o mal. Como é difícil aprender Matemática! Como é difícil aprender as regras da Língua Portuguesa! É fácil, no entanto, fazer o mal e sem querer, querendo, o homem maltrata o próximo e tem uma facilidade para maquinar o mal. O homem já nasce fazendo o mal. O bebê fica com raiva, quando o leite materno não sai do mamilo como ele queria, e chora, e puxa, e bate, e arranha, e esperneia.

Paulo, o apóstolo, na carta aos cristãos de Éfeso, escrevendo sobre o antes e depois da conversão deles, afirmou: “Cristo vos deu vida, estando vós mortos em delitos e pecados.” Diz ainda: “Antes andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.” Os filhos da desobediência são todos os descendentes de Adão e Eva. O príncipe da potestade do ar é Satanás. O espírito maligno atua na vida dos incrédulos, escravizando-os. O apóstolo ainda afirma que os filhos de Adão sem Cristo, “fazem a vontade da carne e dos pensamentos e, acima de tudo, são filhos da ira.” Deus, continua o apóstolo, em Cristo Jesus, “deu vida juntamente com Cristo, e com ele ressuscitou” os que aceitaram a Jesus como salvador, “fazendo-os assentar nos lugares celestiais em Cristo.” (Ef. 2:1)

Foi o Espírito Santo quem concitou o homem, que estava morto, a aceitar e a crer no sacrifício vicário de Cristo. Deus procurou o descendente de Adão, dando-lhe vida e salvação, libertando-o da escravidão espiritual. Foi por isso que Paulo encerra, dizendo: “pela graça sois salvos.” Bendita Graça!

 

 

Últimas

CORREIO POLÍTICO 1012

CORREIO POLÍTICO 1012

Presidente Lula na região Na próxima terça-feira, dia 23, o presidente Lula estará na nossa região, em visita ao Campus Universitário Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos...

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Curso superior gratuito paralisa sua expansão

Nos últimos oito anos, a expansão dos cursos gratuitos de graduação da Fatec e do IFSP foi paralisada em Itapetininga. No período, ex-prefeita Simone Marquetto (MDB), que governou a cidade...

Justiça Eleitoral paulista fará transmissão de boletins de urna por satélite nas Eleições 2022

TSE divide R$ 4,9 bi a 29 partidos políticos

Com R$ 4,9 bilhões, o Fundo Especial de Campanha já tem o destino certo dos valores para cada partido político no Brasil. Como já era projetado, o PL e o...

Instalação de curso  de Medicina é marco

Instalação de curso de Medicina é marco

A educação de nível superior registrou um forte avanço na gestão Simone Marquetto com a abertura do curso de Medicina do campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS). A...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.