Andam dizendo por aí (as redes sociais dizem) que a próxima trama da TV Globo após “Mania de você”, que estreou nesta última segunda-feira, nove, será um novo “remake”, mas com gravações atuais (como “Pantanal” e Renascer”). Será “Vale Tudo” que quando foi exibida atingiu níveis de noventa por cento de audiência (sim não havia celular e nem internet na época). Audiência só comparada (ou quase isso) a outra “Roque Santeiro” que sacudiu o Brasil. Se “Roque Santeiro” possuía dois personagens imbatíveis, ou seja, Sinhozinho Malta (ator Lima Duarte) “Vale Tudo” apresentou um personagem que ficou célebre nos anos da teledramaturgia brasileira, Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall, que (quase) no final da novela morre assinada. A personagem Odete Roitman era tão impoluta, tão soberana que muitos telespectadores custaram a acreditar do seu falecimento. Daí a direção da Tv Globo criou um bordão que permaneceu até o final do drama: Quem matou Odette Roitman? Ela própria chegava (nas maiorias das vezes) a ser cruel que muitos poderiam ter tentado matá-la ou fizeram isto. A paulistana Beatriz Segall que já tinha magníficos trabalhos nos palcos do Rio-São Paulo por sua atuação, ficou conhecidíssima em todo o país.
“Vale Tudo” mostra também um retrato da classe alta econômica brasileira (e também de outras classes) suspirando ao final da ditadura civil – militar com o Brasil tentando encontrar novos caminhos. Aparecem outros personagens como o empresário corrupto (o ator Reginaldo Farias) que nas últimas cenas aparece em um helicóptero fugindo da justiça brasileira e dando “uma banana” para esta terra… Esta cena também ficou clássica.
E haviam ainda os personagens de Regina Duarte (que vendia sanduiches nas praias cariocas) sua filha que tinha vergonha da profissão da mãe (Gloria Pires, ainda adolescentes), o gigolô (Carlos Alberto Riccelli), a filha bêbada de Odete Roitman (Renata Sorrah), o jornalista que busca na justiça (Marcos Palmeira) entre outros. A direção foi de Denis Carvalho e o autor do enredo, Gilberto Braga (que escreveu entre outras a célebre mini serie “Anos Dourados”).
Daí confirmada a exibição de “Vale Tudo”, as perguntas serão: será que a Globo irá reunir um elenco tão requintado como foi a novela original? E que atriz fará o papel de Odete Roitman? E ainda: o enredo será transportado para o Brasil atual?
Se fato é foto…
O itapetingano Marcelo Adati (agente de viagens) em uma de suas excursões à Portugal na frente do belo Mosteiro dos Jeronimos localizado na Praça do Império em Lisboa .