A quarentena de 356 dias

Todos os órgãos de imprensa e outros meios de comunicação, há um ano, exato, estão se fartando diariamente em citar constantemente a palavra ou termo “Quarentena”.

Ela é pronunciada e lida por todo o mundo em razão do Coronavírus , ou COVID 19 que assola o planeta e tem levado milhões de pessoas de todas as partes do globo a óbito.
O vírus, apesar de já estar sendo combatido através da vacina ou outros medicamentos (alguns sem nenhuma comprovação científica, como é o caso da Cloroquina do Bolsonaro) continua sendo o terror dos habitantes de qualquer localidade, sem atentar as condições sociais ou financeiras.

Afinal estamos em pânico com essa situação e esse rápido e violento contágio, como num filme de ficção. Saímos à rua e voltamos correndo para casa, com medo de que a pessoa ao nosso lado nos transmita a doença.

O coronavírus , atravessa fronteiras, nos confina em casa, nos afasta de nossos parentes , amigos e dos nossos próprios vizinhos. Triste realidade que não sabemos até quando fará parte de nossas vidas.

Quarentena é a denominação que foi dada ao atual momento e a origem do termo tem várias versões. As versões mais comuns relacionam a utilização do isolamento em quarentena na Itália, Veneza e posteriormente em outra localidades da Europa durante a peste negra, em que se enclausuravam as comunidades por quarenta dias para que a transmissão e circulação da peste fosse dizimada. Anos mais tarde o mesmo procedimento foi utilizado para cólera , a febre amarela, a gripe espanhola. Para nós a quarentena não tem quarenta dias . As vezes tem cem dias, outras vezes 15 , outras vezes 300. A verdade é que estamos em quarentena há um ano, entre idas e vindas, erros e acertos de nossos governantes, na expectativa, na ansiedade, perdendo amigos, banalizando a morte. Estamos cansados de aguardar , de esperar soluções. Não aguentamos mais ouvir , nem pensar nesse termo, nessa palavra : Quarentena. Que venha a vacina para todos.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga