Abraão e os Sodomitas

Abraão, filho de Terá, irmão de Naor e Harã, é o pai dos ismaelitas, isto é, dos árabes e dos judeus. Moisés, o amanuense do Espírito Santo, descreve a vida de Abraão e de Ló, seu sobrinho. Afirma que os dois se tornaram ricos e poderosos e por isso tiveram que se afastar para que não houvesse brigas entre os pastores de ovelhas. Ló foi para o Oriente e Abraão habitou na terra de Canaã. Ló estendeu as suas tendas até Sodoma.

Moisés afirma que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. (Gênesis 13:14) (Caro leitor, caso não saiba, leia o que é sodomita no Aurélio.) Resolveu Adonai, o Criador, destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Um dia, quando Abraão estava sentado à porta de sua tenda, por volta do meio dia, apareceram três homens. Os teólogos asseveram que a passagem bíblica demonstra a possibilidade da manifestação trina de Deus em uma unidade composta, ou seja, a teofania. O versículo vinte, no hebraico, aparece a palavra YHWH, traduzida por Adonai, que é um dos nomes de Deus, bem como no versículo dezessete, quando afirma: “Disse o Senhor: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer…? ”

Tanto em Sodoma como em Gomorra havia todas as formas de amar.
Os gregos possuíam três verbos para exprimir o amor: “agapao”, “fileo” e “eros”. “Agapao”é o verdadeiro amor. Hoje em dia se fala muito em ágape. “Fileo” que é o amor amizade, ter afeição por alguém e, por último, o amor “erótikos” ou erótico, isto é´, sexual.

Quando Abraão ficou sabendo que as cidades seriam destruídas, intercedeu por elas. Abraão era amigo de Deus, profeta e sacerdote. A sua oração intercessora assim começava: “ Destruirás o justo com o ímpio? Se houver porventura cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? ” Deus respondeu que se encontrasse cinquenta justos, pouparia a cidade. Abraão foi abaixando de cinquenta para quarenta e cinco, quarenta, trinta, vinte e por fim dez. Depois Abraão encerrou a sua oração intercessora e o Criador destruiu as duas cidades, pois não havia nelas dez pessoas que o glorificasse como Deus.
Não podemos exigir que os homens vivam com Deus, para Deus e por Deus neste mundo e observem os mandamentos divinos. Temos que pregar, exortar e admoestar, sempre respeitando as ideias alheias. Podemos, por outro lado, orar, interceder, como fez Abraão, o pai da fé.

Oremos, portanto, respeitando os que querem amar de todas as formas e que Deus tenha piedade de nós. Não sou profeta, como os antigos, mas que o mundo será destruído pelo fogo, isto vai, está na Bíblia e o aquecimento global está aí. Leia Segunda Pedro 3, se você acredita em são Pedro. Eu respeito você que não acredita que o mundo será destruído pelo fogo, portanto, respeite as minhas ideias.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.