Acontece – 528

Núpcias
No último vinte e oito (de março), (esquerda para direita), os convidados: Antonio Valdir Gonçalves (coronel da Polícia Militar, em São Paulo), a itapetiningana Viviane Gonçalves (assessora de imprensa), Fábio Campos (repórter cinematográfico da TV-TEM, daqui), Silmara Piedade (professora de Necessidades Especiais, em Alambari) e os noivos Juliana Furio e Douglas Brito, ambos repórteres da TV TEM, de Sorocaba, na Casa de Eventos Floresta, em Sorocaba.

 

Oriente-se
A estilista Vany de Freitas Cardoso (especialista em vestido de noiva, entre outras modalidades) já está recebendo adesões de itapetininganos e regiões para a excursão na qual ela coordenará, a partir e setembro, para a Terra Santa (Israel) e Turquia. Vany é representante aqui, da agência “Cláudio Cardoso Peregrinações Viagens e Turismo Limitada” sediada no bairro de Campo Belo, São Paulo. A viagem, inicialmente começa no dia sete de setembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, no embarque para Tel-Aviv, Israel, seguindo para as cidades da Terra Santa, até quatorze (setembro) em Jerusalém (nesta cidade, desde o dia onze). Os pormenores desta viagem foram dados na Coluna da edição anterior. A partir de quinze de setembro para que optou também para a Turquia, chegada em Istambul (a maior cidade da Turquia) e visitas ao Hipódromo Romano, Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia e o “Grand Bazaar” (com milhares de lojas, num mercado coberto). Também, no Estreito de Bósforo (ponte entre o Ocidente e Oriente). Em seguida, a Capadócia (dia dezenove), região de paisagens lunares, com suas cidades cristãs subterrâneas e como atração uma (inesquecível) viagem de balão (opcional). Em seguida, Pamukkale, Izmir e Efeso (aqui, uma cidade romana onde São Paulo viveu por três anos com enormes monumentos e próxima dali a casa da Virgem Maria. Emocionante passeio. E Vany lembra que nos dois países, Israel (Terra Santa) e Turquia, a pensão é completa (café da manhã, almoço e jantar).

Tela erótica
Baseado no “bestseller” literário Cinquenta Tons de Cinza”, o filme de mesmo nome fez sucesso entre os itapetininganos, tanto que ficou quase um mês em cartaz nos dois cinemas do “Itapetininga Shopping”. Muitos e muitos foram assistir as estripulias sexuais dos personagens Anastasia Stelle (estudante de literatura de vinte e um anos de idade, então recatada e virgem) e o poderoso magnata Christian Grey. Pena (muita pena) que as copias fossem dubladas, pois quem assistiu o mesmo filme, numa cópia legendada (e não foram poucas!) afirmaram que as vozes originais dos dois principais atores eram extremamente sensuais.

Cidade maravilhosa
O comerciante itapetiningano “Toninho” Barros recentemente passou alguns dias no Rio de Janeiro com seu filho o estilista (e também itapetiningano) Sandro Barros, hoje, um dos grandes nomes da moda neste país. Alojado num apartamento do Leblon, com praias lotadas, em pleno Verão e tendo como cenário o famoso morro Dois Irmãos, “Toninho” Barros gostou demais da estadia. Tanto que comentou com amigos conterrâneos: – “Gosto muito de Itapetininga, moro aqui, tenho parentes e grandes amigos nesta cidade. Mas o Rio é irresistível…”.

Fama
O prestígio do costureiro itapetiningano Sandro Barros (como vocês sabem, filho de Doroti Nanini (residente em Alambari) e Antonio (“Toninho”) Barros está “bastante alto” nos meios sociais de São Paulo e Rio de Janeiro. Também em setores da “mídia” escrita e visualizada. Tanto que no penúltimo sábado, quatro, na novela das sete e meia “Alto Astral” pela TV-Globo, a personagem interpretada pela atriz Letícia Manzo, que em determinado momento diz (mais ou menos) o seguinte: -“Vou encomendar um vestido com Sandro Barros”. Uma frase ouvida por milhões de telespectadores em todo o país.

Andanças
O saxofonista itapetiningano Gerson Ramos que há dois anos, por aí, integra a Orquestra “Sabadin”, de Sorocaba, não tem o que reclamar. Além de fazer o que (mais) gosta, ou seja, tocar o seu instrumento musical, está conhecendo muitas cidades do interior paulista pois a orquestra é bastante requisitada. E mesmo assim, o “sax” Gerson, de vez em quando, forma seu conjunto musical daqui para comandar bailes em clubes como o Venâncio Ayres e Bancários. Principalmente no carnaval.

Athenas do Sul
Entre os momentos emocionantes do Décimo Sarau Cultural, no Clube Venâncio Ayres, coordenado por Vasti de Souza Almeida, no úlimo sábado de março, vinte e oito, foi a poesia recitada por Antonio Luiz Pedroso Balint, poesia esta de autoria da saudosa Lígia Vieira de Moraes Camargo, diretora de escola da rede estadual de ensino. O escrito é sobre a Escola “Peixoto Gomide”, quando uma ex-aluna volta para percorrer as dependências e lembrar do passado. Algumas pessoas na plateia choraram emocionadas pela beleza do texto e pelo vigor da interpretação de Antonio Balint.

Memória
A professora Salete Placo não resistiu e foi às lágrimas quando leu a crônica assinada por Alberto Isaac, sobre o seu pai, o médico Roberto Afonso Placo, publicada neste “Correio de Itapetininga”, seção “Memórias”, suplemento “Cultura” na primeira semana deste abril, de título “Para que Itapetininga não se esqueça do dr Placo”. Como escreveu o jornalista Alberto – “Dr Roberto Afonso Placo, que honrou sobremaneira a Medicina, exercendo-a no Adolfo Lutz, Santa Casa e São Miguel Arcanjo (nas décadas de quarenta, cinquenta e sessenta). Usava, quase sempre, uma “maleta” e um chapéu de feltro ou de “palhinha” e sempre pronto para atender o paciente que o chamava”

Pincel
Artista plástica itapetiningana, a versátil Angela de Oliveira, agora também curadora (filha dos saudosos Tereza de Jesus (Cardoso) – João Olímpio de Oliveira Junior) e mãe de André Ribeiro, (advogado especializado em questões trabalhistas de esportistas, principalmente de jogadores de futebol, com escritório em São Paulo) e de “Keca Ribeiro” (proprietária do “Stúdio Keca Ribeiro – body & soul”), aqui na cidade. Angela não para. Segundo ela sua exposição “Pintando os anos 70’”, que apresentou obras de artistas de vários Estados brasileiros, em São Paulo, segue agora para Miami e New York (Estados Unidos), Paris (França) e Lisboa (Portugal).

Bodas de Esmeralda
Eloisa (Barsanti Silveira – Edson Zaglobinsky de Campos, ela, professora primaria da rede estadual e ele, do departamento de recursos humanos do DER daqui, ambos aposentados, completam domingo, dezenove, quarenta anos de casados. Casaram-se em 1975 na Capela da Casa da Criança, aqui.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga