Agenda

Na Toscana
Neste último dois de junho em Montepulciano, em terras italianas os casais (esquerda para direita) itapetininganos Angelina (Pereira Cardoso) – Roberto Soares Hungria e Lúcia Helena – Fernando Pereira de Moraes Júnior e entre estes os noivos Ana Giulia (Tonelli) e George (Rigato)

Matrimônio na Itália I
O casal Angelina (Pereira Cardoso) – Roberto Soares Hungria, ela, professora de Redação em Língua Portuguesa e ele dentista e presidente do Museu da Imagem e Som daqui de Itapetininga esteve recentemente (entre o final de maio e início de junho) em terras italianas especialmente para participar de um casamento e logicamente visitar outras cidades da região da Toscana. As bodas, motivo principal de Angelina e Roberto Hungria eram de Ana Giulia e George, ela, filha de Ana Maria (Borges Barreto) – Hilário José Tonelli, ele, diretor da 3M daqui de Itapetininga e o noivo George, filho de Flávia Maria (Arruda da Silva) – João Marcos Rigato, empresário aqui em Itapetininga. O enlace matrimonial aconteceu no último dois de junho, num domingo na Igreja Santa Maria Delle Grazie, na Piazzale Delle Grazie, Provincia de Siena, Montepulciano, região da Toscana, Itália. A noiva Ana Giulia adentrou na Igreja às dezesseis horas e quinze minutos, horário local para o encontro com George para as bênçãos religiosas. Os noivos e seus pais recepcionaram os convidados num hotel vinícola (maravilhoso, segundo Angelina e Roberto). Aliás, Montepulciano, local das núpcias de Ana Giulia e George é considerada a região do melhor vinho italiano. Entre os presentes o casal também itapetiningano Lúcia Helena – Fernando Pereira Moraes Júnior, ex-procurador-chefe da Assessoria Técnica Legislativa do Governo do Estado de São Paulo, já aposentado. Segundo Angelina Cardoso tanto a cerimônia religiosa como a recepção foram belíssimas.

Percorrendo a Itália (ou parte II)
O casal itapetiningano Angelina (Pereira Cardoso) – Roberto Soares Hungria desembarcou em Roma, a “Cidade Eterna” no final de maio e além de Montepulciano, Toscana local das bodas de Ana Giuliana e George, filhos dos casais itapetininganos respectivamente, ela, de Ana Maria (Borges Barreto) – Hilário José Tonelli, diretor da 3M daqui e ele filho de Flávia Maria (Arruda da Silva) – João Marcos Rigato, empresário, ambos os casais residentes aqui, Angelina e Roberto conheceram outros lugares juntamente com seus conterrâneos Lúcia Helena – Fernando Pereira de Moraes Junior, advogado. Estiveram (confortavelmente alojados num automóvel com motorista italiano contratado por Fernando Moraes) em Verona, terra de Romeu e Julieta onde conheceram a famosa escada (ou alpendre) onde Romeu se servia para encontrar Julieta; Cortona, cidade medieval. Cássia, terra de Santa Rita, onde viram, emocionados, o corpo intocado da santa das causas impossíveis; Assis, oportunidade de conhecer os lugares por onde passou, nasceu e morreu São Francisco (Angelina e Roberto lembraram muito da conterrânea, a saudosa Margha Blöes, cuja última direção teatral foi sobre a vida do santo). Verna e Pienza, cidades encantadoras e Florença, a capital da Toscana, terra da arte e alegria. Segundo Angelina Cardoso “foi uma viagem espetacular, com amigos mais que especiais. Amamos, muita alegria, muita espiritualidade, além do casamento cinematográfico.”.

Jantar beneficente
A Loja Maçônica “União Paulista”, região de Itapetininga, realizou, como faz anualmente, no último doze de junho (“Dia dos Namorados”), uma confraternização entre seus integrantes e convidados, à noite, na agradabilíssima chácara do médico Willian Richard Hamaue (cirurgia endoscópica) que juntamente com sua esposa Elaine Cristina Nunes Hamaue foram perfeitos anfitriões. A chácara fica no Vale São Fernando. O jantar foi em torno de um “Festival de Massas” (deliciosas!) a cargo da agência Tanaka. Entre as quase uma centena de presentes: Regina Antonia (Aboarrage) – Theodoros Anastassiadis, ela comemorava mudança de idade e ele presidente da Loja Maçônica “União Paulista – Itapetininga”, idealizadora do evento; Benê – Cláudio Bella, ele, dentista; Deise – João Flávio Rustichelli; Vânia – Alceu Cardoso Neto, ele, médico oftalmologista, Neusa Aboarrage Melges de Andrade, professora de Filosofia.

Política
Darcy Figueira dos Santos Júnior presidente municipal do Partido Avante 70 de Itapetininga comunicando sobre o curso de Formação Política que será realizado no próximo sete de julho, num domingo, das dez horas da manhã até às duas (horas) da tarde, na sede da APEOESP (Sindicato dos Professores Estaduais), situado na rua Dom Stanislau, 745, Vila Aparecida, nesta urbe. O tema a ser discutido será “A política você exerce desde a sua casa. A política partidária você exerce nos partidos políticos”. O evento terá a presença do presidente estadual paulista do partido Avante, o músico Josué Tavares dos Santos e do deputado estadual paulista do Avante, Sargento Neri. Só para lembrar o endereço (do Avante de Itapetininga) fica na rua Antônio de Almeida Leme, 73, em Vila Santana, aqui (sede municipal).

Palco
Uma grande plateia assistiu no penúltimo sábado, quinze, à noite, no teatro do Complexo do Sesi, em Vila Rio Branco, a peça “O Rio”, um drama suspensa, adulto, autoria do internacional Jez Butterworth com direção de Nelson Baskerville, com ele também no elenco e Virgínia Cavendish, Luciana Caruso e Taynã Marquezone. No pós-espetáculo o ator e diretor Nelson (Baskerville) recebeu os cumprimentos de Giselda Tomitão de Mello Almada, Gisele Tomitão de Mello Almada e de William Arruda, entre outros. É que Nelson (que também atua na TV Globo) é muito amigo desta família, pois praticamente cresceu junto com o médico geriatra Clineu de Mello Almada Filho (do Hospital Albert Einstein, Morumbi, São Paulo), filho de Giselda. Nelson Baskerville que pertenceu ao famoso grupo teatral Tapa paulistano veio várias vezes para cá, em suas férias. É um itapetiningano “de coração”. Na sexta-feira, catorze, primeiro dia de apresentação no Sesi, o grupo da Casa Forte Produções jantou no restaurante “Árabe”, no Center Park, na Marginal do Chá.

Núpcias
O casal itapetiningano Marcia Aparecida (Silva Terra) – Roberto Paes Barsanti, engenheiro, comunicando a cerimônia religiosa do casamento de sua filha Camila com Antônio, filho de Ana Maria (Mendes Simões) – Fernando (Pedroso Simões) a realizar-se às dezenove horas e trinta minutos do próximo dia dez de agosto, num sábado, na Catedral Anglicana de São Paulo, em Santo Amaro, São Paulo. Após a cerimônia religiosa os convidados serão recepcionados num “buffet” no bairro de Moema.

Perda
Co-roteirista da novela “Éramos Seis”, extraído do romance de mesmo nome de autoria de Maria José Dupré (Senhora Leandro Dupré) apresentado pelo SBT em 1994, faleceu na penúltima quarta-feira, dezenove, no Hospital Samaritano, em São Paulo, o crítico cinematográfico Rubens Ewald Filho (vitimado, entre outros fatores, por ter caído de uma escada rolante de um shopping paulistano) que durante muito tempo apresentou a entrega do Oscar hollywoodiano na TV Globo e ultimamente no TNT (canal pago). Rubens Ewald Filho, juntamente com Silvio de Abreu (atualmente diretor de teledramaturgia da TV Globo) assinaram o roteiro de “Éramos Seis” quando apresentada no SBT. O roteiro talvez seja outro quando for apresentada na TV Globo a partir de primeiro de outubro deste ano. E como vocês sabem, “Éramos Seis” é passado em grande parte em Itapetininga no início do século vinte.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga